Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores

Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores
Dia de 4 de fevereiro
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) assinala, a 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro (DMC) com uma campanha global que incentiva à mudança de comportamentos.
"Eu Sou Voluntário e Eu Vou Apoiar” é o tema que estimula para uma maior consciencialização da problemática do cancro. No Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) destaca a relação entre a deteção e o diagnóstico precoce, com um aumento de taxa de sobrevivência ao cancro e uma melhoria da qualidade de vida; a importância do investimento em literacia em saúde e a premência da equidade no acesso aos cuidados em oncologia.
O DMC celebra-se, anualmente, no dia 4 de fevereiro e a LPCC pretende sensibilizar para a luta em todas as frentes: na prevenção, diagnóstico precoce, rastreio, tratamento e no apoio ao doente e às famílias.
Sabendo-se que um em cada três cancros pode ser evitado pela redução dos riscos comportamentais, a efeméride vem reforçar a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis.
Neste dia em que o desafio é lançado a todos e a cada um individualmente, a LPCC pretende continuar a mobilizar os portugueses a estarem conscientes dos fatores de risco para o cancro, a tomar uma atitude mais consciente ao nível do rastreio e do diagnóstico precoce como forma de salvar vidas.
Nesse âmbito, foram encetadas parcerias com as empresas de transporte públicos terrestres e marítimos - Empresa de Viação Terceirense na ilha Terceira, Cristiano Lda, na ilha do Pico e Caetano Raposo & Pereiras, na ilha de São Miguel, Farias e Atlânticoline, na ilha do Faial, sendo a última de transporte marítimo que faz ligação entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, para distribuir flyers e cartazes informativos para leitura dos passageiros.
O Clube Desportivo Santa Clara também será parceiro desta campanha, via digital, com a participação das equipas desportivas e técnicas que partilharão fotografias com os hashtags da campanha, #EuSouEEuVou #DiaMundialdoCancro. Irão ainda realizar um pequeno vídeo com alguns conselhos sobre a prevenção do cancro.
Foi ainda solicitada a colaboração das Unidades de Saúde Ilha e Hospitais da Região Autónoma dos Açores para a criação de um vídeo onde o conteúdo refira formas de prevenção da doença oncológica ou alerte para os seus sinais e sintomas, de forma dinâmica (através de uma música original, dança, sketch ou curta-metragem). Os mesmos irão ser partilhados na página de Facebook do NRA LPCC.
 
Foi também solicitado a diversas rádios locais que colocassem um spot de rádio alusivo ao tema, fornecido pela LPCC, para apelar à campanha na semana e que se insere o dia 4 de fevereiro.
 
 
SOBRE O CANCRO:
Em Portugal morrem 79 pessoas por dia, três pessoas por hora vítimas de cancro*
A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade *
O cancro da mama, da próstata, do colón e do pulmão são os que apresentam maior incidência*
Em 2018, cinco milhões de casos no mundo poderiam ter sido detetados mais cedo e tratados eficazmente**
 
 
* Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
** União Internacional de Controlo do Cancro (UICC)
 
Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt/dmc
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 31 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias