Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores

Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores
De 31 de janeiro a 7 de fevereiro
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinalou o Dia Mundial do Cancro com diversos eventos nos Açores, associando-se desta forma, à campanha global que incentiva à mudança de comportamentos.
A efeméride que se assinala no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) e, que em 2019, teve como tema “Eu Sou e Eu Vou”, com o objetivo de consciencializar para uma cidadania ativa na luta contra o cancro. Para o efeito, a Liga Portuguesa Contra o Cancro produziu uma série de recursos informativos em papel e formato digital, que o Núcleo Regional dos Açores lançou no arquipélago.
Nesse âmbito o NRA da LPCC, foram encetadas parcerias com as empresas de transporte públicos terrestres e marítimos - Empresa de Viação Terceirense na ilha Terceira, Cristiano Lda, na ilha do Pico, AutoViação Micalense Lda e Caetano Raposo & Pereiras, na ilha de São Miguel, Faria’s e Atlânticoline, na ilha do Faial, sendo a última de transporte marítimo que faz ligação entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge- na qual distribuiram flyers e cartazes informativos, entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As Associações de Futebol da Horta e de Ponta Delgada também foram parceiras desta campanha, via digital, com a participação das equipas desportivas e técnicas que durante os jogos partilharam fotografias através das hashtags da campanha respetivamente, #EuSouEEuVou #DiaMundialdoCancro.
Na ilha Terceira, o Núcleo Regional dos Açores da LPCC esteve presente, no dia 4 de fevereiro, na feira de Saúde Escolar da Escola Profissional de Angra do Heroísmo, em parceria com a equipa Haja Saúde, com um espaço onde foi possível abordar questões sobre o Dia Mundial do Cancro.
O NRA da LPCC, em articulação com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, esteve presente nos lares de idosos do concelho da Praia da Vitória para realizar uma apresentação sobre a prevenção do cancro.
Ainda na ilha Terceira, no dia 6 de fevereiro, o grupo Angra Night Runners associou-se à efeméride com a dinamização de uma caminhada.
No Faial, no dia 4 de fevereiro, foram promovidas duas sessões informativas na Escola Secundária Manuel de Arriaga e Escola Profissional da Horta, em parceria com as respetivas Associações de Estudantes, para falar e esclarecer a temática.
Em São Miguel, o Centro Paroquial de Santa Bárbara associou-se à campanha, através do apoio da Delegação de São Miguel que forneceu material relativo à campanha para assinalar o dia junto dos idosos.
Foi ainda solicitada a colaboração dos municípios açorianos, o assinalar da data com a iluminação dos edifícios municipais ou monumentos históricos, e às rádios locais a difusão de spot promocionais da campanha.
Por Núcleo Regional dos Açores a 13 de Junho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias