Notícias

Voltar

Docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo podem receber formação em oncologia

15 de Outubro 2019
Docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo podem receber formação em oncologia
Habilitar os docentes a abordar a temática do cancro em contexto escolar e na sua atividade letiva, apoiando-se, deste modo, a construção de escolas promotoras de saúde é o mote desta ação que tem lugar a dia 15 de outubro, terça-feira, entre as 18h e as 20h, em Almeida (Guarda).

Atendendo ao aumento anual da incidência e mortalidade por cancro em Portugal, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas Guarda Raia, promove um curso de formação em oncologia dirigido a docentes da educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico do Distrito da Guarda (concelhos de almeida, figueira de castelo rodrigo, guarda, pinhel, sabugal e vila nova de foz côa).
Esta ação de formação terá início no próximo dia 15 de outubro, terça-feira, entre as 18h e as 20h, na Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Av. Prof. Dr. José Pinto Peixoto, 6350-228 Almeida. A inscrição é gratuita (sujeita a disponibilidade de vagas) e pode, desde já, ser feita através do Centro de Formação de Associação de Escolas Guarda Raia (tel: 968 378 557; email: guarda.raia@gmail.com).
Esta ação tem uma carga horária de 15h presenciais e pretende dar a conhecer a Liga Portuguesa Contra o Cancro, sua missão, finalidades e objetivos, assim como os seus diferentes serviços; sensibilizar os educadores da educação pré-escolar e docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico para a problemática o cancro; fomentar conhecimentos na área da oncologia e prevenção da doença oncológica; capacitar os docentes para atuar ao nível da promoção da saúde, adoção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos alunos; e habilitar os docentes a desenvolver projetos no âmbito da temática da oncologia e prevenção do cancro em contexto escolar.
O plano de formação em oncologia, da Unidade de Formação da LPCC.NRC, procura responder à necessidade de atuação na prevenção, começando numa idade precoce. No final da formação, os docentes participantes estarão habilitados a desenvolver estratégias e atividades no âmbito da temática da oncologia e prevenção do cancro em contexto escolar, bem como atuar ao nível da promoção da saúde, adoção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos alunos
Os Cursos de Formação em Oncologia promovidos pelo LPCC.NRC são acreditados pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, na modalidade de curso de formação.


................................................
Educação para a Saúde sobre Cancro nas Escolas – porquê?
 
O cancro é a segunda principal causa de morte nos países desenvolvidos e encontra-se entre as três principais causas de morte nos países em vias de desenvolvimento. A sua incidência continua a aumentar de ano para ano, particularmente nos países em vias de desenvolvimento, sendo que, pelo menos, cerca de sete milhões de pessoas morrem de cancro anualmente.
Só em Portugal, morrem 79 pessoas por dia, 3 pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade por cancro.*
As áreas de promoção da saúde e da prevenção da doença oncológica são, portanto, consideradas prioritárias, pelo que, é dada especial atenção aos esforços de educação para a saúde e, neste contexto, às iniciativas coletivas capazes de facilitar as opções individuais por estilos de vida mais saudáveis.
Embora o campo de ação da Educação para a Saúde seja toda a comunidade, considera-se primordial que este se faça junto dos alunos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a construção de escolas promotoras da saúde como o modelo atual mais válido para promover a saúde e a educação para a saúde dos alunos. Os esforços de prevenção do cancro deverão, assim, começar numa idade precoce e manter-se ao longo de toda a idade escolar, integrando o ensino básico, secundário e universitário.
 
 
* Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 13 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias