Notícias

Voltar

Iniciativa Dou Mais Tempo à Vida chega à Guarda para sensibilizar para o perigo da exposição solar excessiva

Iniciativa Dou Mais Tempo à Vida chega à Guarda para sensibilizar para o perigo da exposição solar excessiva
A melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se do sol. O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro através dos voluntários comunitários marca presença no Jardim José Lemos nos dias 29 de julho e 4 de agosto, para sensibilizar para o perigo da exposição solar excessiva
Inserido na iniciativa Dou Mais Tempo à Vida – Juntos Venceremos o Cancro, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro marca presença no Jardim José Lemos no centro da cidade da Guarda para sensibilizar a população para os perigos da exposição solar.  Recorde-se que a incidência do cancro de pele está a aumentar, aspeto que tem uma causa comportamental. Nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol.  Em Portugal, as estimativas indicam que, por ano, surgem cerca de 13.000 novos casos de cancro da pele, mil dos quais, melanomas, ocorrendo 250 mortes anuais.

Nos dias 29 de julho e 4 de agosto pretende-se sensibilizar a população sobre os efeitos associados à exposição solar excessiva e sem proteção na cidade da Guarda.
Esta ação de sensibilização junto da comunidade, passará pela distribuição de folhetos informativos, apelo para os fatores de risco para o cancro da pele, informação sobre comportamentos preventivos e ainda a disponibilização de materiais de merchandising alusivos à iniciativa Dou Mais Tempo à Vida – Juntos Venceremos o Cancro.

Os fatores de risco relativos ao cancro cutâneo, incluem ter pele clara, com sardas e muitos sinais escuros; pele difícil de bronzear, mas que sofre com facilidade queimaduras solares; exposição excessiva, intermitente ou prolongada ao sol; não usar regularmente protetor solar adequado ao tom de pele; não usar chapéu e óculos de sol; exposição solar em horas de risco e antecedentes familiares de melanoma ou de outro tipo de cancro da pele
Por Núcleo Regional do Centro a 23 de Julho 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias