Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza sessão de esclarecimentos online sobre Cancro da Cabeça e Pescoço

18 de Setembro 2020 a 21 de Setembro 2020
Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza sessão de esclarecimentos online sobre Cancro da Cabeça e Pescoço
Os tumores da cabeça e pescoço têm como fatores de risco hábitos que podem ser evitados com alguma facilidade e quando diagnosticados precocemente têm percentagens de cura elevadas.
Por isso é de grande importância aprender a reconhecer os sinais e sintomas, para agir a tempo. Com esse objetivo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai realizar uma sessão de esclarecimentos online, no dia 21 de setembro, às 19h00, na página de facebook da instituição - https://www.facebook.com/ligacontracancro.

Além dos fatores de risco e dos sintomas, vão estar igualmente em foco as formas de diagnóstico, tratamentos e efeitos secundários e alternativas para minimizar impactos desses efeitos. A informação e o esclarecimento das dúvidas está a cargo de Marisa Lobão, assistente graduada de Radioncologia que exerce atualmente nos Açores. Antes foi coordenadora da área de patologia de tumores da cabeça e pescoço no serviço de Radioterapia do IPO-Porto.

Muitas vezes este tipo de tumores localiza-se na cavidade oral, onde é facilmente detetado, sobretudo se se souber o que são lesões suspeitas. Mesmo quando estão noutras localizações de abordagem mais difícil é importante saber quais os sintomas que nos devem deixar alerta. Entre eles podemos incluir uma dor de garganta persistente, um alto ou uma ferida que não cura, dificuldade em engolir ou rouquidão e alteração da voz.
Recorde-se que a LPCC reforçou o seu apoio social online face à situação atual de pandemia de Covid-19, num apoio claro aos doentes oncológicos e a toda a população.


 
 
22 de Setembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias