Notícias
Voltar 
LPCC associa-se a campanha global ‘Unidos Por Cada Um’ e assinala Dia Mundial do Cancro
Liga Portuguesa Contra o Cancro preparada para alargar rastreio do cancro da mama às novas faixas etárias
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinala hoje o Dia Mundial do Cancro e afirma estar preparada para implementar o rastreio do cancro da mama de base populacional, de acordo com o alargamento etário anunciado e que contempla mulheres entre os 45 e os 74 anos. Anteriormente, o programa nacional de rastreio do cancro da mama abrangia apenas o grupo etário entre os 50 e os 69 anos.
O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Vitor Veloso, assegura que não obstante a grande dimensão logística e financeira implícita à implementação do alargamento, a LPCC está em condições de avançar já este mês com o rastreio do cancro da mama de base populacional às novas faixas etárias. “A Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de equipas experientes e de infraestruturas em todo o país, que desde sempre promovem este rastreio, em estreita colaboração com o Serviço Nacional de Saúde, e, apesar da complexidade do desafio, encontra-se preparada para avançar”, adiantou.
Os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022, estimam que cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com esta doença. O cancro da mama apresenta uma taxa de cura superior a 90%, quando diagnosticado e tratado precocemente.
Campanha Global ‘Unidos Por Cada Um’ arranca no Dia Mundial do Cancro
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Cancro, uma data instituída pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é full member desde 1983. A criação da efeméride em 2000 teve como objetivo sensibilizar a população para a doença, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.
Este ano, sob o lema ‘Unidos Por Cada Um’ (United by Unique), a União Internacional de Controlo do Cancro lança uma campanha global de três anos que incita à mudança de paradigma no tratamento do cancro em todo o mundo, priorizando a singularidade da experiência de cada um na prevenção, no diagnostico e também no tratamento.
Em Portugal, a comunicação nacional da campanha vai ter expressão nas redes sociais e no site da LPCC, envolvendo figuras públicas como os atores Gonçalo Dinis e Sofia Ribeiro, a influencer ‘Tia Cátia’, a radialista Joana Cruz e a apresentadora Bárbara Guimarães, entre outras. A campanha reforça a importância de colocar as pessoas no centro dos sistemas de saúde e de percecionar cada experiência com o cancro como única, sublinhando as necessidades específicas de cada doente que tem também uma história única para contar. Contudo, apesar das particularidades vivenciadas individualmente, ‘Unidos Por Cada Um’ salienta ainda a importância da união global dos doentes oncológicos no propósito de ver implementadas políticas de saúde mais eficazes e que resultem em vidas mais longas e com qualidade.
O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr. Vitor Veloso, assegura que não obstante a grande dimensão logística e financeira implícita à implementação do alargamento, a LPCC está em condições de avançar já este mês com o rastreio do cancro da mama de base populacional às novas faixas etárias. “A Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de equipas experientes e de infraestruturas em todo o país, que desde sempre promovem este rastreio, em estreita colaboração com o Serviço Nacional de Saúde, e, apesar da complexidade do desafio, encontra-se preparada para avançar”, adiantou.
Os dados mais recentes sobre o cancro da mama em Portugal, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde, referentes a 2022, estimam que cerca de 9.000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 morreram com esta doença. O cancro da mama apresenta uma taxa de cura superior a 90%, quando diagnosticado e tratado precocemente.
Campanha Global ‘Unidos Por Cada Um’ arranca no Dia Mundial do Cancro
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Cancro, uma data instituída pela União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é full member desde 1983. A criação da efeméride em 2000 teve como objetivo sensibilizar a população para a doença, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.
Este ano, sob o lema ‘Unidos Por Cada Um’ (United by Unique), a União Internacional de Controlo do Cancro lança uma campanha global de três anos que incita à mudança de paradigma no tratamento do cancro em todo o mundo, priorizando a singularidade da experiência de cada um na prevenção, no diagnostico e também no tratamento.
Em Portugal, a comunicação nacional da campanha vai ter expressão nas redes sociais e no site da LPCC, envolvendo figuras públicas como os atores Gonçalo Dinis e Sofia Ribeiro, a influencer ‘Tia Cátia’, a radialista Joana Cruz e a apresentadora Bárbara Guimarães, entre outras. A campanha reforça a importância de colocar as pessoas no centro dos sistemas de saúde e de percecionar cada experiência com o cancro como única, sublinhando as necessidades específicas de cada doente que tem também uma história única para contar. Contudo, apesar das particularidades vivenciadas individualmente, ‘Unidos Por Cada Um’ salienta ainda a importância da união global dos doentes oncológicos no propósito de ver implementadas políticas de saúde mais eficazes e que resultem em vidas mais longas e com qualidade.
Sugestões
-
Comissão Europeia e IARC lançam quinta edição do Código Europeu contra o Cancro
20 de Outubro 2025A Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), lançaram ontem a quinta edição do Código Europeu contra o Cancro, uma iniciativa pioneira criada em 1987 para ajudar os cidadãos a... Ler notícia -
El Corte Inglés associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na campanha Outubro Rosa
17 de Outubro 2025Como símbolo de apoio à causa, as fachadas das lojas de Lisboa e Gaia estarão iluminadas de cor-de-rosa durante este período.Tal como em anos anteriores, está disponível uma seleção de produtos solidários nas áreas de lingerie, moda mulher, moda homem, moda jovem e... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
AUSONIA volta a apoiar as mulheres com Cancro da Mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS
15 de Outubro 2025Ano após ano, AUSONIA renova o seu compromisso na luta contra o cancro da mama, através da iniciativa #UMAPORTODAS, com o objetivo de promover a sensibilização e apoiar a investigação científica.Investigação: 8 anos de parceria com a Liga Portuguesa Contra o CancroEntre 29... Ler notícia -
“MAVALA – THE Power of pink”
15 de Outubro 2025A Mavala, marca suíça reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a saúde e beleza das unhas, mãos e pés, lança em Portugal a campanha solidária “The Power of Pink”, associada ao movimento Outubro Rosa.Com esta iniciativa, a Mavala reforça a sua missão de... Ler notícia -
Kia associa-se ao “Outubro Rosa” na luta contra o cancro da mama
10 de Outubro 2025- Durante o “outubro rosa”, cada test-drive realizado nos concessionários kia reverte em donativos para a liga portuguesa contra o cancro- Ação envolve os mais de 40 concessionários da marca em todo o país- Carolina patrocínio alia-se à iniciativaA Kia vai associar-se ao... Ler notícia