Notícias

Voltar

Medidas de prevenção e contingência nos serviços hospitalares de oncologia da região centro

16 de Março 2020
Medidas de prevenção e contingência nos serviços hospitalares de oncologia da região centro
Esteja atento à informação e recomendações, emitidas pela sua unidade hospitalar, dirigidas a doentes e utentes dos serviços de oncologia, na sequência da situação epidemiológica marcada pelo Coronavírus (Covid-19).
No contexto da atual situação epidemiológica marcada pelo Coronavírus (Covid-19), os diversos hospitais, na Região Centro, têm vindo a implementar ativamente medidas de prevenção e contingência, no sentido de acautelar e minimizar o impacto desta epidemiologia na situação clínica dos doentes oncológicos.
Estas medidas são distintas, em alguns casos, entre unidades hospitalares, embora tenham objetivos comuns. Não obstante, verifica-se a observância de procedimentos de prevenção, relacionados com:
- A contenção na circulação de pessoas e limitação no contacto com os utentes e profissionais, nomeadamente através de regimes específicos de visitas e acompanhantes, tanto no internamento como em ambulatório, bem como para situações de tratamento, exame, análises;
- Tratamentos de doentes oncológicos;
- Consulta ou exames (reagendamentos);
- Realização de análises para diagnóstico;
- Outros;

Esteja atento à informação, emitida pela sua unidade hospitalar, dirigida a doentes e utentes dos serviços de oncologia, bem como as recomendações por ela divulgadas. Para solicitar esclarecimentos aos hospitais, na região centro, com serviços prestados na área de oncologia, por favor utilize os seguintes contactos:
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - 239 400 400 / casec@chuc.min-saude.pt / secretariahg@chc.min-saude.pt
Instituto Português de Oncologia de Coimbra - 239 400 200 / secad@ipocoimbra.min-saude.pt
Hospital Distrital da Figueira da Foz - 233 40 20 00 / hdff@hdfigueira.min-saude.pt
Hospital Infante D. Pedro, EPE, Aveiro - 234 378 300 / sec-geral@chbv.min-saude.pt
Centro Hospitalar da Cova da Beira, EPE, Covilhã - 275 330 000 / info@chcbeira.min-saude.pt
Hospital Amato Lusitano, Castelo Branco – 272 000 27/ geral@ulscb.min-saude.pt
Hospital Sousa Martins, Guarda – 271200200 / hsmguarda@hsmguarda.min-saude.pt
Hospital Santo André, EPE,  Leiria (Centro Hospitalar Leiria-Pombal, EPE)- 244 817 000  secca@hsaleiria.min-saude.pt /gabinete.cidadao@chleiria.min-saude.pt
Hospital São Teotónio, EPE, Viseu (Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE) - 232420500/ geral@hstviseu.min-saude.pt
 
Os doentes oncológicos em tratamento ativo ou em acompanhamento clínico devem contactar, por telefone, os serviços hospitalares em que estão a ser tratados
Relembramos que em caso de febre (>37,5ºC), tosse ou dificuldade respiratória, os doentes oncológicos não devem dirigir-se imediatamente a nenhuma unidade hospital, devendo entrar em contato com a Linha SNS24 – 808242424 e seguir todas as indicações que lhes sejam dadas. Os procedimentos são os mesmo caso tenham estado em zonas geográficas de risco ou contactado com casos confirmados de COVID-19. As atuais recomendações dirigem-se, também, a eventuais acompanhantes ou visitas.
Como práticas preventivas, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro recomenda, distanciamento físico entre as pessoas, a utilização de máscara cirúrgica quando estiver com outras pessoas e quando precisar de sair; o controlo mais frequente da temperatura; e a lavagem muito frequente de mãos.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Abril 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias