Notícias

Voltar

Milhares de pessoas caminham, em simultâneo, contra o cancro da mama em 7 cidades da Região centro

05 de Outubro 2019
Milhares de pessoas caminham, em simultâneo, contra o cancro da mama em 7 cidades da Região centro
As expectativas são as melhores. Mais de 10 mil pessoas são esperadas a participar nas caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos®”, iniciativa de sensibilização para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Doença mata 1.500 mulheres por ano.
A iniciativa, intitulada "Pequenos Passos, Grandes Gestos®" (PPGG), na sua 10ª edição, é realizada sempre no Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama. Até à edição de 2019, inclusive, estas caminhadas reuniram cerca de 80 mil participantes e foram angariados aproximadamente 342 mil euros (valor que equivale à compra de 2 mamógrafos de última geração, equipados com tomossíntese, ou a 2 anos de apoio material, psicológico e jurídico do doente oncológico e família). A iniciativa PPGG decorre no próximo dia 5 de outubro (sábado).
A cerimónia de lançamento da 10ª edição das Caminhadas PPGG foi apresentada ontem, 25 de setembro, no Museu Nacional de Machado de Castro (Capela) e contou com a presença de Ana Alcoforado (Museu Nacional de Machado de Castro); Isilda Pegado (Europa Donna Portugal); Natália Amaral (Liga Portuguesa Contra o Cancro); Olga Braz Pereira (Movimento Vencer e Viver da LPCC); e Sónia Silva (Unidade de Voluntariado da LPCC). Falou-se de esperança, mas sobretudo da importância que o evento tem para a desmistificação da doença e o seu contributo para a diminuição do estigma associado ao cancro.
Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), as caminhadas realizam-se simultaneamente em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.
Trata-se de uma ação comunitária de tomada de consciência da população para os benefícios da prevenção e deteção precoce do cancro da mama, com uma relevante vertente solidária, uma vez que os fundos angariados se destinam ao apoio à mulher com cancro da mama e familiares.
As caminhadas marcam o arranque das atividades do mês de outubro - Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, este ano enquadradas também no âmbito da Europa Donna Portugal*.
A iniciativa é precedida, nos vários locais de realização, de várias atividades de animação e terminam num ambiente de confraternização, sendo feito o apelo à participação de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. A inscrição tem o valor de cinco euros, que revertem na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da LPCC, e que confere o acesso a um kit caminhada** (t-shirt, água e folhetos informativos).
Nesta 10ª edição é ainda lançado o apelo a todas as sobreviventes anónimas que se juntem à iniciativa e aceitem usar um lenço rosa que será oferecido, como símbolo de superação.
As caminhadas ocorrem nas sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento deste movimento de entreajuda, que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.
Recorde-se que o trabalho do Movimento Vencer e Viver se baseia no contacto pessoal entre uma mulher que está a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária que já passou por uma situação semelhante. Entre os seus objetivos estão “o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher”.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença. Mais informações disponíveis em: http://bit.ly/2lYwM9Q.


Europa Donna- Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama, é uma organização independente, sem fins lucrativos, cujos membros filiados são organizações de países de toda a Europa. Em Portugal a Europa Donna é representada e desenvolve a sua atividade através da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
** Oferta limitada ao stock existente.


...........................................................
 
PONTOS DE PARTIDA:
 
Aveiro: Mercado D. Manuel Firmino
Informações e inscrições: 916 074 814
 
Coimbra: Praça da República - Parque Verde do Mondego (Margem Esquerda).
A sessão de lançamento realiza-se no Museu Nacional de Machado de Castro a 25 de setembro, pelas 18h00. Inscrições podem ser feitas no Forum Coimbra e no Alma Shopping no fim de semana de 28 e 29/setembro. A empresa municipal Águas de Coimbra oferecerá garrafas reutilizáveis a todos os participantes da caminhada.
Informações e inscrições: 912 350 150
 
Covilhã: Jardim Público - Complexo Desportivo Realizar-se-á um laço humano no final da caminhada, no Complexo Desportivo.
Informações e inscrições: 913 340 224
 
Castelo Branco: Centro Cívico (Docas).
Informações e inscrições: 918 457 451
 
Guarda: Alameda de Santo André - Praça Luís de Camões (Sé Catedral)
Caminhada é precedida do evento “CONHECER [NOS]: SAÚDE E MÚSICA” (mais info em: http://bit.ly/2lRiOGl). 
Informações e inscrições: 918 535 381
 
Leiria: Jardim Luís de Camões
Informações e inscrições: 918 535 441
 
Viseu: Largo do Rossio
A LPCC irá promover a divulgação da Caminhada e rececionar inscrições, estando presente a 21/setembro no solar do Dão, na Running Village, que decorre no âmbito da Running Wonders Viseu, e no Centro Hospitalar Tondela Viseu durante toda a semana de 30/setembro a 4/out.
Informações e inscrições: 915 079 017
 

............................................................

LOCAIS E FORMAS DE INSCRIÇÃO:

- Extensões do Movimento Vencer e Viver em cada uma das cidades envolvidas (clique para saber a localização);
- Sede do Núcleo Regional do Centro Liga Portuguesa Contra o Cancro (Coimbra);
- Contacto telefónico para cada uma das Extensões acima referidas ou para o 239 487 490 (Coimbra);
- Em postos específicos em cada uma das localidades;
- No dia 5 de outubro em cada localidade, no local de partida, a partir das 13h00;
 
 




 
Por Núcleo Regional do Centro a 05 de Novembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias