Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Movimento Vencer e Viver do Norte celebra 38º Aniversário

Movimento Vencer e Viver do Norte celebra 38º Aniversário
Movimento de apoio a mulheres com cancro da mama reúne voluntárias em dia de festa
No dia 11 de fevereiro comemorou-se o 38º aniversário do Movimento Vencer e Viver (MVV) no Norte, na cidade de Braga, com a celebração de uma missa na Sé de Braga pelo Sr. Cónego Dr. José Joaquim. Foi um momento muito especial de homeneagem e de reflexão e responsabilização pela missão destas voluntárias do MVV.
Seguiu-se um almoço convívio que decorreu com um ambiente de boa disposição e uma visita à Sé de Braga e ao seu extraordinário Tesouro.
Nesta comemoração estiveram presentes a coordenadora da extensão do MVV de Braga e das voluntárias da extensão do Hospital de Gaia.




Como surgiu o Movimento Vencer e Viver em Portugal?
Maria Augusta Amado, com cancro da mama, mastectomizada, viu numa revista um título que chamou a sua atenção: «A amputação do seio não é o fim».
Ao ler o artigo teve conhecimento de um grupo de voluntárias que em França apoiavam mulheres com o mesmo problema. Foi então que sentiu como se fosse um apelo e uma resposta à pergunta que ela fazia a si própria: «Porque me aconteceu isto?».
Sendo uma mulher de convicções, decidiu oferecer-se como voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Núcleo Regional do Norte e falou com o seu médico Dr. Vítor Veloso que de imediato, não só concordou, como a apresentou ao então Presidente da LPCC, Dr. Cardoso da Silva, a quem expos as suas ideias de replicar o que acontecia em França em Portugal.
Como não havia esse voluntariado específico em Portugal foi-lhe lançado o desafio de o iniciar. Como mulher convicta e determinada que era, procurou informações e deslocou-se a Paris para se encontrar com Francine Thimoty, uma americana que estava a iniciar na Europa o movimento Reach to Recovery International, ao qual o movimento francês «Vivre comme avant» estava associado.
Conheceu o trabalho desenvolvido, visitou hospitais e recolheu os materiais que eram utilizados para o desenvolvimento deste serviço de voluntariado junto de mulheres com cancro da mama.


Contactos:
Movimento Vencer e Viver - sede Norte
Morada: Unidade de Cuidados Continuados da LPCC - IPO Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida ▪ 4200 - 072 Porto
Telefone: 225 492 423
E-mail: vencereviver.nrnorte@ligacontracancro.pt
 
Por Núcleo Regional do Norte a 20 de Fevereiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias