Notícias

Voltar

Movimento Vencer e Viver do Norte celebra 39 anos

Movimento Vencer e Viver do Norte celebra 39 anos
Diariamente as voluntárias do MVV ajudam outras mulheres a enfrentar o cancro da mama
O Movimento Vencer e Viver do Norte  (MVV Norte) apoiado e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte comemorou o seu 39º Aniversário no dia 11 de fevereiro de 2021.
Criado em 1982 por iniciativa de Maria Augusta Amado, sobrevivente do Cancro da Mama, tem por objetivo proporcionar momentos de contacto pessoal, apoio e partilha de testemunho entre a mulher com cancro da mama e a voluntária, sobrevivente de cancro da mama. 
Após 39 anos, o MVV Norte conta com o trabalho e a dedicação de 50 voluntárias para assim continuar a cumprir os objetivos para os quais foi criado em várias unidades hospitalares do Norte, cumprindo os preceitos do Reach to Recovery International.

Na impossibilidade de comemorar o aniversário com as voluntárias devido à pandemia, apresentamos em vídeo alguns dos momentos vividos ao longo destes anos e relembramos com saudade tantas colegas que nos acompanharam e que abriram caminho para que outras mulheres com cancro da mama possam «VENCER E VIVER».
Agradecemos a todas as voluntárias o tempo e a atenção dedicados a ajudar as mulheres com cancro da mama.


Conheça as unidades hospitalares do Norte onde fazemos voluntariado, aqui.

Como surgiu o Movimento Vencer e Viver em Portugal?

Maria Augusta Amado, com cancro da mama, mastectomizada, viu numa revista um título que chamou a sua atenção: «A amputação do seio não é o fim».
Ao ler o artigo teve conhecimento de um grupo de voluntárias que em França apoiavam mulheres com o mesmo problema. Foi então que sentiu como se fosse um apelo e uma resposta à pergunta que ela fazia a si própria: «Porque me aconteceu isto?».
Sendo uma mulher de convicções, decidiu oferecer-se como voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Núcleo Regional do Norte e falou com o seu médico Dr. Vítor Veloso que de imediato, não só concordou, como a apresentou ao então Presidente da LPCC, Dr. Cardoso da Silva, a quem expos as suas ideias de replicar o que acontecia em França em Portugal.
Como não havia esse voluntariado específico em Portugal foi-lhe lançado o desafio de o iniciar. Como mulher convicta e determinada que era, procurou informações e deslocou-se a Paris para se encontrar com Francine Thimoty, uma americana que estava a iniciar na Europa o movimento Reach to Recovery International, ao qual o movimento francês «Vivre comme avant» estava associado.
Conheceu o trabalho desenvolvido, visitou hospitais e recolheu os materiais que eram utilizados para o desenvolvimento deste serviço de voluntariado junto de mulheres com cancro da mama.


Contactos:
Movimento Vencer e Viver - sede Norte
Morada: Unidade de Cuidados Continuados da LPCC - IPO Porto
Rua Dr. António Bernardino de Almeida ▪ 4200 - 072 Porto
Telefone: 225 492 423
E-mail: vencereviver.nrnorte@ligacontracancro.pt
Por Núcleo Regional do Norte a 12 de Fevereiro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias