Notícias

Voltar

No Dia Mundial da Alimentação, estudantes do 1º CEB, em Leiria e Aveiro, conhecem os Heróis da alimentação saudável

16 de Outubro 2018
No Dia Mundial da Alimentação, estudantes do 1º CEB, em Leiria e Aveiro, conhecem os Heróis da alimentação saudável
No contexto do projeto “Os Super Saudáveis”, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza 4 sessões em escolas, nos distritos de Leiria e Aveiro, com o objetivo de promover a alimentação saudável. Só nos mês de outubro estão envolvidos no projeto ( zona centro) 4760 alunos.
Projeto finalista do prémio Food Nutrition Awards,  “Os Super Saudáveis” são uma iniciativa dirigida a crianças do 1º ciclo do ensino básico, que visa a promoção de hábitos de vida saudáveis através de uma alimentação equilibrada.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como um dos seus eixos de intervenção a educação para a saúde, visando a promoção de hábitos de vida saudável. Uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a prevenir a doença, pelo que se torna fundamental incentivar a mudança dos comportamentos alimentares da população.
O projeto "Os Super Saudáveis​" parte do conceito de jogo em formato de cartas colecionáveis, em que a criança aprende práticas de alimentação saudável com colegas, pais e professores. No total a criança colecionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de super poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence. O projeto tem a duração de 5 semanas em que serão envolvidas as crianças, pais e encarregados de educação no tema.
No Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, e no contexto do projeto “Os Super Saudáveis”, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza 4 sessões em escolas, chegando a todos os alunos de 1º Ciclo do Ensino Básico dos respetivos concelhos. As ações realizar-se-ão de acordo com o seguinte calendário:
 
No distrito de Leiria, 16 outubro
- 11:00h - Agrupamento de escolas de Pedrogão Grande
- 14:00h - Agrupamento de Escolas de Castanheira da Pera
  
No distrito de Aveiro, 16 outubro
- 09:30h - Escola Básica de Vera Cruz
- 14:00h - Escola Básica Farol da Barra
 
Estas sessões visam a apresentação do projeto, nas referidas escolas, e constituem uma oportunidade para reforçar a importância de um trabalho articulado, entre as escolas e as famílias, em prol de uma alimentação mais saudável.
"Os Super Saudáveis​" conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e da Associação Portuguesa de Nutrição.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 16 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias