Notícias

Voltar

NRC atribui 60 mil euros para investigação em oncologia

14 de Junho 2022
NRC atribui 60 mil euros para investigação em oncologia
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro anunciou ontem a atribuição de 60 mil euros para seis bolsas para projetos de investigação científica na área da oncologia na Região Centro.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) atribuiu ontem, 14 de junho de 2022, seis bolsas de investigação em oncologia no valor de 60 mil euros. Destas, foram entregues 4 bolsas no âmbito da parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), que se destinam a apoiar projetos de investigação em oncologia integrados no âmbito da atividade de investigação do centro; e 2 bolsas Dr. Rocha Alves, com vista ao apoio a trabalhos de investigação relevantes na área da oncologia realizados em Portugal, desenvolvidos também por equipas de investigação sediadas num dos distritos da zona centro.
A cerimónia de atribuição de bolsas e assinatura de contratos contou com a participação do Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC; da Professora Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO; do Professor José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO; e ainda da Dra. Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção da LPCC.NRC e Dr. Lúcio Meneses da Almeida, Vogal da Direção da LPCC.NRC.

Com o valor de 10 mil euros cada bolsa, foram os escolhidos por um júri multidisciplinar para receber as quatro bolsas atribuídas no âmbito da parceria LPCC-NRC/CIMAGO os seguintes projetos de investigação:
• Glioblastoma Multiforme: Dynamic Changes Characterization in Circulating Tumor DNA During Chemo-Radiotherapy (Ilda Patricia Ribeiro, elemento da equipa de investigação)
• Single-cell immunometabolic profiling of infiltrating and peripheral T and NK cell subsets in Soft Tissue Sarcoma: impact on anti-tumoral activity and prospects for new immunometabolic therapies (Paulo Jorge Ferreira dos Santos, elemento da equipa de investigação)
• Cancro oral: biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização dos doentes (Maria Joana Barbosa de Melo, investigador principal)
• Avaliação do grau de regressão no cancro do reto: comparação entre Ressonância Magnética e Histopatologia (Rui Pedro Oliveira, investigador principal)

 Os projetos vencedores da Bolsa Dr. Rocha Alves foram: 
• Investigation on the role of the glucosensing receptor T1R3 in glioblastoma hallmarks (STARvE) (Cecília Reis Alves dos Santos, investigador principal)
• miRNAs biomarkers for lung cancer detection (Carla Patrícia Madeira da Cruz, investigador principal)
 
A Coordenadora do CIMAGO, Professora Isabel Carreira, agradeceu o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em particular ao Núcleo da Região Centro, realçando que “sem este apoio não teríamos nenhuma capacidade para realizar investigações e lançar um número tão significativo de artigos científicos”, explicou.Desde 2015, o Núcleo Regional do Centro da LPCC já atribuiu um total de 373.960 mil euros no apoio à investigação científica relacionada com o cancro. O Professor Vítor Rodrigues, frisou que “o dinheiro que está atribuído às bolsas foi conseguido pelas pessoas que ajudam a liga.” Uma forma de devolver à comunidade o apoio prestado.
   
    Por Núcleo Regional do Centro a 12 de Novembro 2022

    Voltar

    Sugestões

    Apoios & Parcerias