Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC abre espaço para apoiar doentes oncológicos e famílias

07 de Junho 2022
Núcleo Regional do Centro da LPCC abre espaço para apoiar doentes oncológicos e famílias
Integrando apoio social, jurídico, emocional e psicológico, o novo espaço pretende proporcionar uma maior acessibilidade. Um investimento e esforço financeiro do Núcleo Regional do Centro que se junta a um apoio a doentes oncológicos e famílias, nos últimos 5 anos, superior a 2 milhões de euros.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) inaugurou ontem (7 junho) na sua sede, na Rua António José de Almeida, em Coimbra, um Espaço de Cuidados a Doentes Oncológicos, Familiares e Cuidadores da Região Centro. Na Cerimónia de apresentação tomaram a palavra o Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC; Dr. José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e a Dra. Rosa Reis Marques, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro. A iniciativa contou com a presença de outras entidades oficiais, da qual destacamos a representação da Ordem dos enfermeiros e do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, voluntários, membros dos Corpos Sociais da LPCC.NRC, colaboradores da Liga, responsáveis de serviços de entidades parceiras, entre outros.
O novo espaço de cuidados a doentes oncológicos, familiares e cuidadores, da Região Centro, que de acordo com o Professor Vítor Rodrigues “era um desejo da Liga de há muitos anos”, congrega as diferentes valências de apoio ao doente promovidas por esta Instituição, nomeadamente as de apoio social (material), psicológico, emocional e jurídico. Constitui-se, assim, sob uma perspetiva de abordagem integrada e de maior acessibilidade, com a intervenção de profissionais, de voluntários e de doentes.
Na cerimónia, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Dra Rosa Reis Marques, reforçou que “se trata de um esforço financeiro da LPCC que importa salientar” e que deve ser levado em linha de conta “na contribuição e apoio comunitário”. Espelha também, no seu entender, “o dinamismo desta direção regional da Liga”.
De evidenciar a importância do apoio financeiro que a população tem dado ao longo dos anos ao Núcleo Regional do Centro da LPCC, sendo que as verbas, nomeadamente do peditório anual e da consignação de IRS, “são cada vez mais necessárias face ao aumento de pedidos de ajuda, e número de pessoas que precisam”, conforme indicou o Professor Vítor Rodrigues. Entre 2017 e 2021, o montante global da LPCC.NRC para o apoio ao doente oncológico e famílias foi de 2.117.541 milhões de euros, dos quais uma parte substancial, cerca de 805 mil euros, foram para as pessoas poderem pagar despesas de habitação, água, luz, alimentação, medicamentos e alguns transportes”, acrescentou o presidente da direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC. Este apoio concretizou-se também, neste período, através do apoio emocional prestado a 14.338 doentes e de mais de 75 mil euros na disponibilização de suplementos nutricionais a preços reduzidos.
Por seu turno, o Presidente do Município de Coimbra, Dr. José Manuel Silva, destacou a importância das associações da sociedade civil, “absolutamente essenciais, nomeadamente porque concentram a força inestimável e indomável do voluntariado”. Agradecendo à LPCC.NRC pela “extraordinária ajuda aos doentes com cancro”, ressalvou este é um “espaço que enriquece Coimbra sobretudo numa face que mais nos afeta a todos, que é a face humana”.
O Espaço de Cuidados a Doentes Oncológicos, Familiares e Cuidadores localiza-se no piso 0 (zona exterior) da Sede do Núcleo Regional do Centro, com um horário de funcionamento entre as 09h00 e as 13h00; e as 14h00 e as 17h00. Podem também contactar telefonicamente os serviços através do número 808 910 132.

 
Por Núcleo Regional do Centro a 12 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias