Notícias

Voltar

Núcleo Regional do Centro da LPCC anunciou vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia

Núcleo Regional do Centro da LPCC anunciou vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia
O Núcleo Regional do Centro da LPCC anunciou hoje os projetos vencedores (e respetivos investigadores) das Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO, Dr. Rocha Alves e Dr. Dário Cruz, edição 2023/24. Pelos seis bolseiros selecionados foi atribuído um total de 60 mil euros.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) anunciou, esta quinta-feira (20), na sede da instituição, os seis vencedores das bolsas de investigação em oncologia NRC.LPCC/CIMAGO, Dr. Rocha Alves e Dr. Dário Cruz, edição 2023/24, que visam financiar trabalhos de investigação na área da Oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), e no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da região Centro.

Os quatro projetos vencedores das Bolsas NRC.LPCC/CIMAGO são: "Clinical relevance of non-invasive biomarkers in bone and soft tissue tumors" [Relevância clínica de biomarcadores não invasivos em tumores ósseos e dos tecidos moles], pela investigadora principal Professora Doutora Ana Cristina Pereira Gonçalves (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra); “Plasma circulating human papillomavírus DNA: A new contribution approach to HPV related diseases” [DNA do papilomavírus humano circulante no plasma: uma nova abordagem de contribuição para doenças relacionadas ao HPV], da investigadora principal Dra. Fernanda Patricia Antunes dos Santos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra); "Circular RNAs in hematological neoplasms: Potential biomarker from diagnosis to therapy" [RNAs circulares em neoplasias hematológicas: Potenciais biomarcadores do diagnóstico à terapêutica], da investigadora principal Doutora Raquel Fernanda da Silva (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra); "IN8COLON: Single-cell metabolic reprogramming of Innate Lymphoid Cells in Colorectal Carcinoma Patients" [IN8COLON: Reprogramação metabólica unicelular de células linfóides inatas em doentes com cancro colorrectal], do investigador principal Professor Doutor José Guilherme Lopes Rodrigues Tralhão (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).

O projeto “Internet-delivered cognitive-behavioral therapy program for insomniac cancer survivors” [Programa online de intervenção cognitivo-comportamental para o tratamento da insónia em sobreviventes oncológicos], da investigadora principal Dra. Maria Inês Santos Clara (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) foi o vencedor da Bolsa Dr. Rocha Alves.

Já no que diz respeito à Bolsa Dr. Dário Cruz, o projeto de investigação vencedor foi o “Non-coding transcripts associated to DNA damage repair promote breast cancer chemotherapy resistance” [Transcritos não codificantes associados à reparação de danos no ADN promovem a resistência à quimioterapia no cancro da mama], do investigador principal Professor Doutor Bruno Miguel Bernardes de Jesus (Universidade de Aveiro).

A atribuição das bolsas confere um valor individual de 10 mil euros: quatro bolsas no âmbito da parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), que se destinam a apoiar projetos de investigação em oncologia integrados no âmbito da atividade de investigação do centro; uma bolsa Dr. Rocha Alves, com vista ao apoio a trabalhos de investigação relevantes na área da oncologia realizados em Portugal, desenvolvidos também por equipas de investigação sediadas num dos distritos da zona centro; e uma Bolsa Dr. Dário Cruz, destinada a equipas de investigação que integrem investigadores que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC.

A investigação científica em oncologia é entendida pela LPCC.NRC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. Na sessão formal de atribuição e assinatura dos contratos de concessão das Bolsas, o Professor Doutor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção Regional do Centro da LPCC, destacou a importância destas lembrando que “é importante que a investigação assuma várias capacidades de intervenção que se juntam de modo a melhorar o diagnóstico, tratamento e sobrevivência dos doentes oncológicos”.

Além do Professor Vítor Rodrigues, a sessão contou, também, com a presença da Professora Doutora Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO e Subdiretora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Professor Doutor José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO. Os três intervenientes aproveitaram para homenagear o Professor Doutor Carlos de Oliveira, antigo presidente do NRC.LPCC e mentor da parceria - que conta já com quase 20 anos - entre o NRC.LPCC e a CIMAGO, e também o impulsionador da atribuição destas Bolsas de Investigação. Já à margem desta sessão, em declarações à Comunicação Social, foi o próprio a assumir “a satisfação” por verificar “que se continua a dar continuidade a este projeto e a apostar na área da investigação em Oncologia”.

Desde 2015, o NRC.LPCC já atribuiu 37 Bolsas (28 Bolsas LPCC-NRC/CIMAGO, oito Bolsas Dr. Rocha Alves e uma Bolsa Dr. Dário Cruz), tendo contribuído, assim, ao longo destes anos, com cerca de 434 mil euros para a investigação em Oncologia.

A avaliação dos projetos de investigação candidatos às seis Bolsas, edição de 2023/24, foi feita por um júri constituído por: Profª Doutora Isabel Marques Carreira – CIMAGO; Prof. Doutor José Casanova – ACIMAGO; Dr. Lúcio Meneses de Almeida – NRC.LPCC; Prof. Doutor Vitor Rodrigues – NRC.LPCC; Dra. Inês Góis – SPO; Profª Doutora Paula Alves – IPO Coimbra; Dra. Cristina Frutuoso – CHUC; Dra. Gabriela Sousa – IPO Coimbra; Dr. José Carlos Marques – SPS; Dra. Natália Amaral – NRC.LPCC.
Por Núcleo Regional do Centro a 07 de Agosto 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias