Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores 1.ª Conferência sobre Cancro Colorretal

19 de Março 2022 a 19 de Março 2022
Núcleo Regional dos Açores 1.ª Conferência sobre Cancro Colorretal
A 19 de março em Angra do Heroísmo
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) promove no próximo dia 19 de março, sábado, entre as 9h00 e as 13h30, na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a 1.ª Conferência sobre Cancro Colorretal, iniciativa integrada no âmbito do “Março Azul”, campanha de sensibilização para o cancro do cólon e do reto.
 
Assim, neste mês dedicado à prevenção do cancro colorretal, o NRA organiza a 1.ª Conferência sobre esta patologia com a presença de vários especialistas com o objetivo de promover a literacia sobre a doença, sensibilizar a população para a prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro colorretal e promover uma comunicação facilitadora entre o médico e o doente e desmistificar as inseguranças em relação a esta doença.
A 1.ª Conferência terá início às 9H00 com a sessão de abertura conduzida pelo Presidente do NRA LPCC, Domingos Cunha, após a qual seguir-se-á a apresentação “Cancro colorretal: A realidade da região”, proferida por Andreia Ponte, médica radioncologista. A segunda apresentação, referente ao rastreio do cancro colorretal, contará com Mário Toste, médico gastroenterologista; que antecede Ana Vieira, médica cirurgiã, que irá falar sobre “Tratamento do cancro colorretal: o que realizamos na região”. Finda esta apresentação, e após uma pausa para café no Tony’s Bar, a nutricionista Cláudia Meneses será responsável pela quarta apresentação, intitulada “A importância da alimentação na prevenção e tratamento do cancro colorretal”; e a enfermeira Mariana Cabral abordará “Ostomia: Consulta de Enfermagem”. A 1.ª Conferência sobre Cancro Colorretal terminará com a apresentação de um testemunho de um sobrevivente de cancro colorretal, estando a sessão de encerramento, a cargo do Presidente do NRA LPCC, prevista para as 13h30.
 
As inscrições para a 1.ª Conferência sobre Cancro Colorretal, com frequência gratuita, são obrigatórias, decorrendo até dia 17 de março, o prazo para as inscrições, através do e-mail educacao.saude.nra@ligacontracancro.pt ou através do número de telefone 295 212 345. A participação na conferência dará direito à entrega de um certificado de participação.
 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 14 de Março 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias