Notícias

Voltar

Núcleo Regional dos Açores promove ações de sensibilização na ilha do Pico

Núcleo Regional dos Açores promove ações de sensibilização na ilha do Pico
De 14 a 17 de março, ilha do Pico
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC), através da equipa de Educação para a Saúde, promove nos próximos dias 14 a 17 de março ações de sensibilização sobre o projeto “HPV e Quê?”, sobre o antitabagismo e ainda sobre a campanha “Superpoderes da Júlia”, nas Escolas Básicas e Secundárias de São Roque, Lajes e Madalena do Pico.
Esta ação tem como objetivo interagir com a comunidade escolar, em especial jovens do 3.º ciclo e do ensino secundário, para difundir informação essencial sobre a prevenção, em particular na temática das doenças associadas ao papiloma vírus humano (HPV) e dos malefícios do tabagismo, além dos “Superpoderes da Júlia”, iniciativa direcionada aos alunos do pré-escolar, que desmistifica a temática do cancro, através da dinamização de um livro com o mesmo nome.
O “HPV e Quê?”, que será apresentado a turmas do 8.º e 10.º ano escolares, consiste numa ação que integra atividades dirigidas aos alunos, entre elas, um Quiz (“Sabias Que?”) em ambiente de realidade virtual, onde são dadas informações ao aluno e feitas perguntas para avaliar o conhecimento adquirido, além de distribuição de tatuagens temporárias, com mensagens em realidade aumentada, e de folhetos informativos. A iniciativa contará com a presença de um profissional de saúde (enfermeiro responsável pela saúde escolar do concelho) para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para toda a comunidade escolar.  
A par deste projeto, a equipa de Educação para a Saúde do NRA LPCC irá dinamizar ações de sensibilização sobre os malefícios do tabaco para as turmas de 7.º e 8.º anos das escolas, com o objetivo de sensibilizar a população estudantil para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia.
A última sessão de sensibilização acontecerá na manhã de dia 17 de março, quando as duas técnicas de educação para a saúde do NRA LPCC dinamizarem, junto de quatro turmas do Jardim de Infância da Madalena, o projeto baseado na dinamização do livro “Os Superpoderes da Júlia”, que conta a história de uma menina corajosa e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor. Este projeto tem o objetivo de desmitificar e promover uma comunicação facilitadora entre crianças e os adultos perante a doença oncológica.
Na impossibilidade deste projeto ser dinamizado em todas as turmas do pré-escolar da ilha do Pico, as Responsáveis Locais do projeto “Um Dia Pela Vida- Ilha do Pico”, em parceria com a equipa de educação para a saúde, solicitaram às escolas dos três concelhos que, na mesma manhã, de 17 de março, todas as turmas do pré-escolar da ilha pudessem ouvir história, através do audiolivro infantil disponível do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 06 de Março 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias