Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Os “Super saudáveis” combatem obesidade nas escolas da Região Centro

11 de Outubro 2019
Os “Super saudáveis” combatem obesidade nas escolas da Região Centro
Os “Super Saudáveis” é um dos mais relevantes programas de educação para a saúde, em Portugal, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto propôs, no passado dia 11 outubro, um dia diferente e de consciencialização na Escola Dr. Dinis da Fonseca da Guarda.
No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Obesidade – 11 de outubro - Os “Super saudáveis” chegaram à Escola Regional Dr. Dinis da Fonseca, na Guarda. A iniciativa teve como objetivos promover hábitos alimentares mais saudáveis; apostar na diversidade alimentar e contribuir para reduzir o consumo de produtos processados; e de incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.
Cerca de 40 alunos, dos 5º e 6º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de conhecer os novos amiguinhos, que ao longo de 5 semanas, lhes vão ensinar as regras de uma alimentação completa, diversificada e equilibrada, tal como a Roda dos Alimentos preconiza.
Depois assistirem a uma apresentação do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alimentos de todos os grupos alimentares, num trabalho preparado pelo Grupo de Voluntariado Comunitário da Guarda. A responsável do Grupo, Isabel Reis, foi passando de mão em mão, os produtos da horta: dos nabos, aos pimentos, do agrião, ao espinafre, sem esquecer as aromáticas salsa e hortelã, o tomate, a cebola e alho! Do pomar, as frutas da época, variadas, coloridas e saborosas. Depois, em pequenos sacos transparentes, vieram as leguminosas: o feijão frade, a feijoca e o grão-de-bico.
Do grupo dos cereais, derivados e tubérculos, seguiu-se a apresentação do pão, da massa, do arroz, batata e claro, para os pequenos almoços, os cereais de milho simples. Não faltaram as carnes brancas, o peixe, os ovos, o leite e o iogurte natural. Também marcou presença o azeite, a gordura de eleição, bem como a água, o centro da roda dos alimentos! Também as plantas limonete e tomilho, excelente para o chá, foram muito apreciadas pelos alunos.
Depois desta aula, os alunos, foram convidados a colocar, na roda dos alimentos, imagens dos respetivos alimentos e a lição estava bem estudada.
Por último, os alunos receberam, o passaporte Os "Super Saudáveis", informação para levarem para casa e uma lancheira, para transportarem os lanches saudáveis!
Os primeiros anos de vida são um momento crucial para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenvolveu o projeto "Super Saudáveis" projeto que conta com o apoio institucional da Direção Geral da Educação, Direção Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição e foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar.
Na área de abrangência do NRC, no ano letivo 2018/19 participaram no projeto 7240 e no atual ano letivo, estão a participar mais de 4500 alunos, mas as inscrições ainda são possíveis em: http://bit.ly/2VNNuq2.
Apesar da diminuição do número de crianças com excesso de peso, recorde-se que são cerca de 12 % as crianças entre os 6 e os 9 anos que sofrem de obesidade, segundo dados da COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) *.
 
 
 * Dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias