Notícias

Voltar

Os “Super saudáveis” combatem obesidade nas escolas da Região Centro

11 de Outubro 2019
Os “Super saudáveis” combatem obesidade nas escolas da Região Centro
Os “Super Saudáveis” é um dos mais relevantes programas de educação para a saúde, em Portugal, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto propôs, no passado dia 11 outubro, um dia diferente e de consciencialização na Escola Dr. Dinis da Fonseca da Guarda.
No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Obesidade – 11 de outubro - Os “Super saudáveis” chegaram à Escola Regional Dr. Dinis da Fonseca, na Guarda. A iniciativa teve como objetivos promover hábitos alimentares mais saudáveis; apostar na diversidade alimentar e contribuir para reduzir o consumo de produtos processados; e de incentivar e capacitar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.
Cerca de 40 alunos, dos 5º e 6º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de conhecer os novos amiguinhos, que ao longo de 5 semanas, lhes vão ensinar as regras de uma alimentação completa, diversificada e equilibrada, tal como a Roda dos Alimentos preconiza.
Depois assistirem a uma apresentação do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alimentos de todos os grupos alimentares, num trabalho preparado pelo Grupo de Voluntariado Comunitário da Guarda. A responsável do Grupo, Isabel Reis, foi passando de mão em mão, os produtos da horta: dos nabos, aos pimentos, do agrião, ao espinafre, sem esquecer as aromáticas salsa e hortelã, o tomate, a cebola e alho! Do pomar, as frutas da época, variadas, coloridas e saborosas. Depois, em pequenos sacos transparentes, vieram as leguminosas: o feijão frade, a feijoca e o grão-de-bico.
Do grupo dos cereais, derivados e tubérculos, seguiu-se a apresentação do pão, da massa, do arroz, batata e claro, para os pequenos almoços, os cereais de milho simples. Não faltaram as carnes brancas, o peixe, os ovos, o leite e o iogurte natural. Também marcou presença o azeite, a gordura de eleição, bem como a água, o centro da roda dos alimentos! Também as plantas limonete e tomilho, excelente para o chá, foram muito apreciadas pelos alunos.
Depois desta aula, os alunos, foram convidados a colocar, na roda dos alimentos, imagens dos respetivos alimentos e a lição estava bem estudada.
Por último, os alunos receberam, o passaporte Os "Super Saudáveis", informação para levarem para casa e uma lancheira, para transportarem os lanches saudáveis!
Os primeiros anos de vida são um momento crucial para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenvolveu o projeto "Super Saudáveis" projeto que conta com o apoio institucional da Direção Geral da Educação, Direção Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição e foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar.
Na área de abrangência do NRC, no ano letivo 2018/19 participaram no projeto 7240 e no atual ano letivo, estão a participar mais de 4500 alunos, mas as inscrições ainda são possíveis em: http://bit.ly/2VNNuq2.
Apesar da diminuição do número de crianças com excesso de peso, recorde-se que são cerca de 12 % as crianças entre os 6 e os 9 anos que sofrem de obesidade, segundo dados da COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) *.
 
 
 * Dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias