Notícias
Voltar 
Outubro: Mês Internacional do Cancro da Mama
SC Braga apoia Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito da campanha Outubro Rosa
Dia 24 de outubro, pelas 17h55, quando o SC Braga entrar em campo para defrontar o Besiktas JK haverá uma novidade estampada nas camisolas da equipa bracarense. A frente dos equipamentos vai mostrar o apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no âmbito da campanha Outubro Rosa, mês internacional do Cancro da Mama, que tem como principal objetivo consciencializar para a prevenção e apelar à realização de rastreios regulares.
António Salvador, Presidente do SC Braga, enquadrou a campanha conjunta e enalteceu a recetividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “A partir do momento em que os regulamentos da UEFA reconhecem as leis de cada País e que no caso turco impedem a publicidade a casas de apostas, entendemos que era nosso dever dar visibilidade a uma iniciativa de alcance social e, considerando que estamos no mês da prevenção do cancro da mama, oferecemos a frente da nossa camisola para esta que entendemos ser uma excelente iniciativa e que a todos deve mobilizar”, referiu.
Aproveitando o impacto mediático da deslocação à Turquia e do jogo contra o Besiktas JK, a contar para a fase de grupos da UEFA Europa League, o SC Braga cedeu a frente da sua camisola de jogo à LPCC, assim conferindo exposição e visibilidade a uma causa que merece do Clube todo o apoio e que se enquadra no âmbito das intervenções sociais que vêm sendo levadas a cabo ao abrigo do SC Braga Solidário.
O Presidente do SC Braga salientou ainda o trabalho que o Clube vem desenvolvendo ao longo dos anos junto da comunidade: “Pela expressão social que temos, pelo mediatismo que o SC Braga merece e pela importância que tem junto das pessoas, entendemos que não podemos desperdiçar a nossa voz e que é nossa obrigação fazer com que ela se ouça para que a nossa comunidade seja cada vez mais justa, mais digna e mais consciente das causas que enfrenta. O SC Braga Solidário só existe porque as pessoas, e os nossos sócios e adeptos em particular, têm abraçado as nossas iniciativas.”
Por seu lado, Vitor Rodrigues, Presidente da LPCC, agradece a iniciativa do SC Braga e reconhece que “a força e o mediatismo do clube bracarense acrescentam muito a esta campanha e dão-lhe um alcance e uma força insubstituível”.
“O gesto é tão mais importante quanto estamos a falar de uma doença que todos os anos atinge seis mil pessoas em Portugal e que, a nível mundial, atinge uma mulher a cada 15 segundos, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro”, continua Vitor Rodrigues. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cancro da mama é o mais comum nas mulheres em todo o mundo e está a aumentar, sobretudo nos países desenvolvidos onde a maioria dos casos são diagnosticados já em estado avançado.
António Salvador, Presidente do SC Braga, enquadrou a campanha conjunta e enalteceu a recetividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “A partir do momento em que os regulamentos da UEFA reconhecem as leis de cada País e que no caso turco impedem a publicidade a casas de apostas, entendemos que era nosso dever dar visibilidade a uma iniciativa de alcance social e, considerando que estamos no mês da prevenção do cancro da mama, oferecemos a frente da nossa camisola para esta que entendemos ser uma excelente iniciativa e que a todos deve mobilizar”, referiu.
Aproveitando o impacto mediático da deslocação à Turquia e do jogo contra o Besiktas JK, a contar para a fase de grupos da UEFA Europa League, o SC Braga cedeu a frente da sua camisola de jogo à LPCC, assim conferindo exposição e visibilidade a uma causa que merece do Clube todo o apoio e que se enquadra no âmbito das intervenções sociais que vêm sendo levadas a cabo ao abrigo do SC Braga Solidário.
O Presidente do SC Braga salientou ainda o trabalho que o Clube vem desenvolvendo ao longo dos anos junto da comunidade: “Pela expressão social que temos, pelo mediatismo que o SC Braga merece e pela importância que tem junto das pessoas, entendemos que não podemos desperdiçar a nossa voz e que é nossa obrigação fazer com que ela se ouça para que a nossa comunidade seja cada vez mais justa, mais digna e mais consciente das causas que enfrenta. O SC Braga Solidário só existe porque as pessoas, e os nossos sócios e adeptos em particular, têm abraçado as nossas iniciativas.”
Por seu lado, Vitor Rodrigues, Presidente da LPCC, agradece a iniciativa do SC Braga e reconhece que “a força e o mediatismo do clube bracarense acrescentam muito a esta campanha e dão-lhe um alcance e uma força insubstituível”.
“O gesto é tão mais importante quanto estamos a falar de uma doença que todos os anos atinge seis mil pessoas em Portugal e que, a nível mundial, atinge uma mulher a cada 15 segundos, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Cancro”, continua Vitor Rodrigues. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cancro da mama é o mais comum nas mulheres em todo o mundo e está a aumentar, sobretudo nos países desenvolvidos onde a maioria dos casos são diagnosticados já em estado avançado.
Sugestões
-
LPCC associa-se à Fundação do Futebol e à Betclic em campanha pela saúde masculina
07 de Novembro 2025A iniciativa, integrada na Liga Portugal Betclic, pretende promover a literacia em saúde, incentivar o diagnóstico precoce e reforçar comportamentos preventivos entre os homens, através de uma série de ações dentro e fora dos estádios, estendendo-se também ao universo digital.A... Ler notícia -
O maior evento da área de Genética Humana e Médica em Portugal
Trata-se do maior evento da área de Genética Humana e Médica em Portugal, reunindo membros de várias instituições de referência nacionais e especialistas quer da área da prática clínica e laboratorial como da investigação. O Programa incidirá... Ler notícia -
Comissão Europeia e IARC lançam quinta edição do Código Europeu contra o Cancro
20 de Outubro 2025A Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), lançaram ontem a quinta edição do Código Europeu contra o Cancro, uma iniciativa pioneira criada em 1987 para ajudar os cidadãos a... Ler notícia -
Kia associa-se ao “Outubro Rosa” na luta contra o cancro da mama
10 de Outubro 2025- Durante o “outubro rosa”, cada test-drive realizado nos concessionários kia reverte em donativos para a liga portuguesa contra o cancro- Ação envolve os mais de 40 concessionários da marca em todo o país- Carolina patrocínio alia-se à iniciativaA Kia vai associar-se ao... Ler notícia -
SIC/Expresso e Público/RTP vencem Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro
30 de Setembro 2025A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou os vencedores da edição 2024 do Prémio de Jornalismo LPCC/AstraZeneca, que distingue trabalhos de excelência na área da oncologia, valorizando o papel dos jornalistas na sensibilização e informação sobre o cancro. A cerimónia... Ler notícia -
DGS, AICIB e LPCC atribuem mais de 220 mil euros para financiar projetos em IC&IB, no Concurso NCH-PT 2025
26 de Setembro 2025O National Cancer Hub-PT (NCH-PT), coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), divulgam os resultados da segunda... Ler notícia