Notícias

Voltar

“Outubro Rosa”, na Guarda, angariou mais de 17 mil euros

 “Outubro Rosa”, na Guarda, angariou mais de 17 mil euros
A iniciativa “Outubro Rosa” na Guarda terminou com um balanço muito positivo. Para além da grande mobilização da comunidade local, para esta campanha de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, o concelho angariou mais de 17 mil euros a favor da LPCC.
O Movimento Vencer e Viver – extensão da Guarda, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), promoveu no concelho da Guarda a iniciativa “Outubro Rosa” (OR), com um conjunto de ações de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
No encerramento do ciclo de iniciativas desenvolvido neste âmbito, o balanço é bastante positivo. A participação no OR ocorreu no concelho com uma grande mobilização da comunidade local, através de atividades de exercício físico (passeios, caminhadas…), realizadas de modo individual ou em pequenos grupos, ações de sensibilização sobre a temática do cancro da mama, disponibilização de materiais informativos e de promoção da campanha. Destas iniciativas resultou, ainda, a angariação de fundos a favor do doente oncológico e seus familiares/cuidadores, no valor de 17 363,18€.
A todos aqueles que participaram juntando-se a esta causa, a Liga deixa o seu agradecimento, em nome de todos os que beneficiarão deste apoio. Um reconhecimento que se estende ainda à Câmara Municipal da Guarda, Juntas de Freguesia do concelho, empresas, escolas, comércio local, farmácias, IPSS e Associações locais.
Para a Liga, é de primordial importância a colaboração e envolvimento das comunidades locais, entidades privadas e públicas, no combate a uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Recordamos que o Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. A melhor resposta é a prevenção. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Dezembro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias