Notícias

Voltar

Portugal ocupa 15º lugar no Controlo do Tabagismo na Europa em 2016

Portugal ocupa 15º lugar no Controlo do Tabagismo na Europa em 2016
Mais de 500 Participantes na Conferência Europeia Tabaco ou Saúde 2017
No passado mês de março decorreu, no Porto, a 7ª Conferência Europeia Tabaco ou Saúde (ECTOH) organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro sob coordenação da European Cancer Leagues (ECL).

Durante quatro dias reuniram-se especialistas de vários países da Europa e do Mundo, debatendo temas relativos ao controlo do tabagismo, nomeadamente a legislação em vigor nos diferentes países, estratégias de prevenção e cessação, os novos produtos do tabaco como os cigarros eletrónicos e cigarros sem combustão, bem como as diretrizes mundiais decorrentes da Convenção Quadro de Controlo do Tabagismo (FCTC).

A sessão de abertura deste evento, foi presidida por Sua Excelência o Presidente da República, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, e culminou com o discurso entusiasta de Sua Majestade a Rainha Letizia de Espanha, na qualidade de Presidente Honorária da Associação Espanhola Contra o Cancro.
Durante esta sessão intervieram igualmente o Vytenis Andriukaitis (Comissário Europeu da Saúde), Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes (Ministro da Saúde) e o Professor Geoffrey Fong (Universidade Waterloo, Canadá).

O momento mais aguardado pelos mais de 500 participantes na Conferência, foi a apresentação da Escala do Controlo do Tabagismo na Europa, protagonizado por Luk Joossens (ECL) revelando Portugal em 15º lugar, reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos no nosso país.
 
Por Núcleo Regional do Norte a 09 de Fevereiro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias