Notícias

Voltar

Prémio "Liga Inovação" atribuído a projeto inovador na deteção precoce do risco de metástases

09 de Novembro 2021 a 05 de Dezembro 2021
Prémio "Liga Inovação" atribuído a projeto inovador na deteção precoce do risco de metástases
Projeto de investigação pretende conseguir prever precocemente o risco de desenvolvimento de metástases do cancro da mama, para controlar melhor a doença e encontrar terapias personalizadas.
O projeto "Secretoma Tumoral", liderado pela investigadora Ana Sofia Ribeiro do i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) da Universidade do Porto, vai usar organóides de tumores da mama, criados a partir de amostras de doentes oncológicos, para criar uma ferramenta clínica inovadora para a gestão da doença metastática. Nos últimos dois anos os investigadores deste projeto têm analisado os secretomas para identificar de forma precoce quais os doentes que têm maior probabilidade de desenvolverem cancro da mama metastático.

O projeto de investigação conquistou o Prémio de Investigação "Liga Inovação", atribuído pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro aquando do 3º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia realizado a 24 de setembro de 2021, com o patrocínio da BioPortugal, no valor de cinco mil euros.

Leia notícia completa no Público, disponível aqui: https://www.publico.pt/2021/11/08/ciencia/noticia/nova-ferramenta-prever-risco-metasteses-doentes-cancro-mama-1984081
Por Núcleo Regional do Norte a 03 de Janeiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias