Notícias

Voltar

Projeto de prevenção solar regressa às escolas nacionais

29 de Maio 2019 a 30 de Junho 2019
Projeto de prevenção solar regressa às escolas nacionais
Heróis do Sol Saudável já chegou a mais de 70 mil crianças
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)  e a Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação lançaram, hoje a 6ª edição do projeto ‘Heróis do Sol Saudável’. Nos últimos cinco anos já impactou mais de 70 mil alunos de mais 1.000 escolas.

O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico, de escolas públicas e privadas, de todo o país. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.
A apresentação decorreu na Escola Básica Frei Luís de Sousa, em Lisboa, e contou a presença de Rui Lima do Núcleo de Educação para a Saúde e Ação Escolar,  Sofia Cabrita, Membro da Direção da LPCC e Tiago Melo, Diretor de Marketing de Grande Consumo da L´Oréal Portugal, que apresentaram a iniciativa e os seus objetivos para esta edição.

As crianças são os embaixadores desta causa da prevenção solar que tem como objetivo prioritário a sensibilização para um comportamento responsável ao sol. Os vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra os Cancro (LPCC)  vão realizar diversas ações educativas pelas escolas básicas , alertando crianças e , através delas, professores, educadores e pais, para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Nestas ações que percorrem escolas de norte a sul do país, , serão distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar.
 
A incidência dos vários tipos de cancros da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo, estimando-se que em Portugal, em 2018, terão sido diagnosticados 12.000 novos casos, cerca de 1.000 serão melanomas. “A crescente adoção de comportamentos saudáveis por parte da população e, nomeadamente, em jovens, permitirá que haja uma melhoria do estado de saúde e diminuição futura da doença, nomeadamente da oncológica. No caso particular da exposição solar, atitudes responsáveis simples e informadas poderão fazer a diferença” Declara Vítor Rodrigues, Presidente da LPCC.


A Garnier Ambre Solaire trabalha em parceria com a LPCC há 19 anos com o objectivo de educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol.
 
“Em Portugal ainda há muitos comportamentos errados face à exposição solar e consideramos que é fundamental que as crianças adotem bons hábitos de proteção solar desde cedo não só para o futuro, mas também para transmitirem essa mensagem aos adultos. Com estas ações lúdicas, mas educativas , conseguimos passar essas mensagens de forma divertida.” Declara Tiago Melo, Diretor de Marketing da Divisão de Grande Consumo da L’Oréal, responsável pela Garnier Ambre Solaire.
13 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias