Notícias

Voltar

Projeto recebe Menção Honrosa nos Prémios Janssen

Projeto recebe Menção Honrosa nos Prémios Janssen
Projeto de investigação na área dos Linfoma Não-Hodgkin escolhido entre 68 trabalhos
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar a 25 de Outubro de 2016, no Auditório Cardeal Medeiros (Edifício da Biblioteca João Paulo II) da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
O Prémio Janssen nasce da vontade da Janssen Portugal, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, incentivar e distinguir a investigação de excelência em instituições nacionais e foi presidido pelo Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa de 1996 a 2006.

O júri do Prémio de Investigação Janssen - Inovação, presidido pelo Dr. Jorge Sampaio, atribuiu Menção Honrosa ao trabalho intitulado “Methodology for Single Nucleotide Polymorphism Selection in Promoter Regions for Clinical Use. An example of its applicability” na área de Hemato-Oncologia, desenvolvido por uma equipa que inclui o Prof. Doutor Rui Medeiros, Diretor dos Departamentos de Investigação e Educação para a Saude da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte. A equipa de investigação é, ainda, composta pelos distinguidos investigadores: Prof. Doutor Herlander Marques, Prof. Doutor José Freitas e Prof. Doutor Adhemar Longatto-Filho.

No decorrer deste projeto, ao estudar variantes genéticas em pacientes com linfomas não-Hodgkin, foi possível desenvolver uma metodologia de seleção de SNPs nas regiões promotoras de genes humanos, comparando os padrões de afinidade dos fatores de transcrição que se ligavam às sequências nucleotídicas.


 
Por Núcleo Regional do Norte a 13 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias