Notícias

Voltar

Rastreio do Cancro da Mama cobre 100% da região Norte

Rastreio do Cancro da Mama cobre 100% da região Norte
Penafiel, Vila do Conde e Vizela recebem 3 novas unidades de rastreio do cancro da mama
As três novas Unidades Móveis de Rastreio do Cancro da Mama estão equipadas de modernos mamógrafos digitais diretos que vão permitir a total cobertura da área de influência da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. A aquisição das três novas unidades de rastreio do cancro da mama representou um investimento de um milhão de euros, um esforço financeiro do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A 19ª unidade móvel de rastreio do cancro da mama foi inaugurada no dia 16 de dezembro de 2016, em vila do Conde, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo, a Presidente da Câmara de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Dr. António Pimenta Marinho, o Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Dr. Vítor Veloso, e a Diretora Executiva do ACES da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Dr.ª Judite Neves.

Estudos científicos desenvolvidos comprovam as vantagens de programas de rastreio organizados e de base populacional, tal como o Rastreio do Cancro da Mama, aumentando as possibilidades de tratamentos menos agressivos. Isto permite a diminuição da incidência e da mortalidade, o aumento das taxas de sobrevivência e o proporcionar de melhor qualidade de vida aos pacientes.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama é da responsabilidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tendo iniciado na região Norte em 1999.
A partir de agora são 19 unidades de rastreio a funcionar. Em ciclos de dois anos, o rastreio do cancro da mama será realizado a 655 mil mulheres, dos 45 aos 69 anos, inscritas nos centros de saúde da área de influência da ARS do Norte, de forma gratuita.

O cancro da mama é a neoplasia mais frequente no sexo feminino. Estima-se que afeta uma em cada nove mulheres ao longo da sua vida.
 
Por Núcleo Regional do Norte a 09 de Fevereiro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias