Notícias

Voltar

Reabertura do Voluntariado Hospitalar da Liga no IPO de Coimbra

16 de Junho 2021
Reabertura do Voluntariado Hospitalar da Liga no IPO de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro retoma no próximo dia 16 de junho o voluntariado hospitalar no IPO de Coimbra. O reinício foi antecipado por um curso de integração, dirigido a mais de 50 voluntários.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) retoma, a 16 de junho próximo, o voluntariado hospitalar no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), atividade que visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico.
O plano de retoma do voluntariado hospitalar no IPOC, resulta de uma articulação entre a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC e o Conselho de Administração do IPO de Coimbra e vai reajustar as atividades assistenciais, suspensas desde novembro de 2020, no âmbito do Estado de Emergência. Nesse sentido, os voluntários da Liga voltarão à realização de atividades fundamentais tais como:
  Prestar apoio no acolhimento e orientação dos doentes aos vários serviços hospitalares e aos seus acompanhantes durante os períodos de espera;
•  Proceder à oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes (águas, sandes, fruta e bolachas) nas salas de espera das consultas e tratamentos;
Esta retoma de atividade manterá a salvaguarda e o cumprimento das regras de saúde pública, tendo em vista o controlo da Pandemia COVID-19. Assim, os voluntários do Núcleo Regional do Centro da LPCC serão, também, submetidos previamente à realização do teste de despiste à COVID-19.  Além dos procedimentos individuais de proteção, equipamentos de proteção individual e materiais disponíveis, a Liga procederá à higienização diária das batas dos voluntários e demais equipamentos do voluntariado hospitalar.
O reinício da atividade de voluntariado hospitalar no IPOC foi precedido de uma formação para voluntários hospitalares, que decorreu a 14 de junho na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.  A ação contou com a participação de 53 voluntários, que vão retomar a sua atividade de vários anos de voluntariado hospitalar no IPO. Com a duração de 4 horas, esta ação foi conduzida por profissionais da LPCC e do IPOC, e incidiu sobre as novas dinâmicas do voluntariado e as precauções básicas de controlo de infeção em contexto hospitalar.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 18 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias