Notícias

Voltar

Reitor da Universidade do Porto visita o Laboratório de Investigação Pedagógico (LIP)

Reitor da Universidade do Porto visita o Laboratório de Investigação Pedagógico (LIP)
O Laboratório de Investigação Pedagógico - LIP, tem como objetivos fomentar a consciencialização, formação e prevenção do cancro na população jovem, nomeadamente jovens a frequentar a escolaridade obrigatória.
No dia 12 de julho, os alunos da Universidade Júnior que participam nas atividades do LIP receberam a visita do Reitor da Universidade do Porto, Prof. Sebastião Feyo de Azevedo, que elogiou o trabalho da Liga como importante nas escolhas do futuro profissional dos alunos que passam por esta experiência num laboratório de invetigação. Estiveram presentes durante a visita o Pró-Reitor da Universidade do Porto, Prof. Carlos Brito e o Diretor da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte, Arq. Henrique Coelho.
Mais uma vez, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte é parceira do projeto Universidade Júnior, da responsabilidade da Universidade do Porto, onde iremos receber 64 alunos no decorrer do mês de Julho deste ano. Assim, o Laboratório de Investigação Pedagógico -  LIP funcionará das 9h00 às 18h00, com 16 alunos em cada uma das 4 semanas, realizando várias atividades, em colaboração com o Departamento de Investigação e da Educação para a Saúde da Liga.
Neste âmbito serão também desenvolvidas atividades que visam a interação com os vários departamentos e serviços da Liga, ficando assim os jovens a conhecer o trabalho da instituição nas suas diferentes vertentes. 

Laboratório de Investigação Pedagógico
O Laboratório de Investigação Pedagógico - LIP, tem como objetivos fomentar a consciencialização, formação e prevenção do cancro na população jovem, nomeadamente jovens a frequentar a escolaridade obrigatória. Estes objetivos serão alcançados recorrendo à formação em campo através da vinda de jovens ao LIP, criado na Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN) e da ida dos investigadores a escolas que por diversos motivos são consigam deslocar-se até ao edifício da LPCC-NRN. O LIP permitirá a elaboração de experiências relacionadas com a oncobiologia, permitindo conciliar conceitos básicos adquiridos, segundo os planos curriculares em vigor, com a experimentação prática. Neste conceito de atividade, os alunos estão em contacto com investigadores, o que lhes permite um contacto direto e personalizado com o mundo da investigação.
Os procedimentos experimentais visam uma melhor compreensão dos mecanismos subjacentes à funcionalidade do organismo humano e a sua relação com os processos inerentes ao desenvolvimento de cancro. Destacando-se o conhecimento da unidade básica de vida, a célula; da molécula chave da vida, o DNA; a influência da individualidade genética do indivíduo e a possível interação destes com o meio ambiente onde está inserido.
No ano letivo de 2016/2017 os alunos abrangidos foram cerca de 959.

Mais informações:
Laboratório de Investigação Pedagógico
[@] lip.nrnorte@ligacontracancro.pt
[b] http://liplpcc.blogspot.pt      
[f] www.facebook.com/lip.lpcc
Por Núcleo Regional do Norte a 18 de Outubro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias