Notícias

Voltar

Sessão de apresentação de novo recurso laboratorial avançado oferecido, pela LPCC, ao CIMAGO

25 de Janeiro 2019
Sessão de apresentação de novo recurso laboratorial avançado oferecido, pela LPCC, ao CIMAGO
No âmbito da sua missão de apoio à investigação científica em oncologia o Núcleo Regional do Centro disponibiliza, ao CIMAGO, equipamento que permite a análise de mutações genéticas específicas em oncologia. O Financiamento do equipamento representa um investimento de cerca de 42 mil euros.
A apresentação e descerrar da placa de agradecimento pela oferta do equipamento laboratorial de vanguarda ao Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO),  financiado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), teve lugar hoje, 25 de Janeiro. O evento, que decorreu no átrio da Subunidade 1 do Pólo III, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC),  contou com as presenças do Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Núcleo Regional do Centro; Carlos Oliveira, Presidente cessante da Direção do LPCC.NRC; do Diretor da FMUC, Professor Duarte Nuno Vieira; Professora Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO; e Professor José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO. 
Trata-se de um equipamento - PCR automático (Idylla) que permite a análise de mutações genéticas específicas em oncologia, e advém de um investimento da LPCC.NRC de 41.900 mil euros. O financiamento do equipamento enquadra-se, de acordo com o Presidente da Direção da LPCC.NRC, Professor Vítor Rodrigues, na missão do Núcleo, nomeadamente, o apoio à investigação científica em oncologia, iniciativa complementar ao historial de bolsas de investigação já atribuídas e ao apoio a outras atividades científicas pontuais, que serão continuadas à medida das disponibilidades financeiras, decorrentes da generosidade da sociedade nos peditórios anuais da LPCC.
Desde 2004, o apoio do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro ao CIMAGO e ACIMAGO (a associação de apoio ao centro de investigação) totaliza 618.180 mil euros.
A instalação deste equipamento de vanguarda permitirá o reforço da capacitação laboratorial do CIMAGO. Para a Coordenadora do Centro de Investigação, Professora Isabel Carreira, sendo um equipamento automatizado, permite um teste de diagnóstico molecular rápido, independente da amostra biológica utilizada ser fresca ou em parafina. Este possibilita, ainda, uma análise eficiente de material biológico em arquivo, podendo tirar-se partido do rico manancial de amostras existentes nos hospitais e na Faculdade. A utilização deste equipamento permitirá igualmente complementar os vários trabalhos de investigação do CIMAGO.
Por sua vez, o Professor Duarte Nuno Vieira, Diretor da FMUC, destacou o empenho da LPCC.NRC e do Professor Carlos de Oliveira (um dos fundadores do CIMAGO),  no apoio prestado, desde 2004, e sua importância para o Centro de Investigação.  





 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Março 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias