Notícias

Voltar

Tertúlia “Prevenir e Sobreviver ao cancro” em Coimbra

07 de Julho 2018
Tertúlia “Prevenir e Sobreviver ao cancro” em Coimbra
Coimbra é o próximo destino do ciclo de tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”, que está a percorrer todas as capitais de distrito da Região Centro. A iniciativa, integrada nas comemorações dos 50 anos do Núcleo do centro, promove momentos de conversa com especialistas e é aberta ao público.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove em Coimbra, no próximo dia 7 de julho, sábado, pelas 16 horas, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”. A iniciativa, aberta a todos os interessados, realiza-se no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). A sessão de abertura conta com a presença do Professor Doutor Carlos de Oliveira, Presidente da Direção do  LPCC-NRC.
Os desafios que a Oncologia enfrenta vão marcar profundamente a sociedade nas próximas décadas. De acordo com as projeções nacionais e internacionais, a evolução demográfica e a exposição a fatores de risco vão determinar um aumento da incidência das doenças oncológicas. Neste contexto, assume especial relevância a promoção da saúde e do diagnóstico precoce, considerando-se prioritário efetivar a prevenção primária através da promoção de estilos de vida saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. A sensibilização, prevenção primária e deteção precoce do cancro são componentes chave para o controlo do cancro, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade.
Por outro lado, muito por conta dos avanços científicos e médicos, a sobrevivência ao cancro tem vindo a aumentar, o que acarreta novos desafios para as sociedades. O cancro afeta não só a vida dos doentes, que sofre alterações em todos os domínios, físico, psicológico e social, mas também a dos seus familiares mais próximos. Esta mudança tem, naturalmente, implicações psicológicas e emocionais consideráveis.
Para iniciar a tertúlia em Coimbra, o Núcleo Regional do Centro da LPCC convidou o médico Pedro Madeira (Instituto Português de Oncologia de Coimbra) para falar sobre como “Sobreviver ao Cancro” e o Professor Doutor Vítor Rodrigues, vogal da Direção LPCC-NRC,  para abordar a temática da prevenção.
No final do encontro, às 17h15, está previsto um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC.
Em todas as realizações destas tertúlias, haverá uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e  no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).
As tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro” constituem uma ação descentralizada da comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vão abranger 78 concelhos da Região Centro. O ciclo já passou por Aveiro, Viseu, Leiria e Guarda. A realização da tertúlia de Coimbra tem o apoio da EFAPEL e da ESEC.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Junho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias