Notícias

Voltar

Um Dia Pela Vida mobiliza ilha do Pico 

Um Dia Pela Vida mobiliza ilha do Pico 
A ilha do Pico mobilizou-se, no passado dia 4, para o lançamento do projeto 'Um Dia Pela Vida' dinamizado pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, enchendo, praticamente, por completo o Auditório Municipal da Madalena.  
A sessão contou com a presença do presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Domingos Cunha, dos presidentes das câmaras municipais da ilha do Pico, além dos coordenadores nacional e regional do projeto 'Um Dia Pela Vida', Ricardo Sousa e Vítor Alvernaz, respetivamente. 

Na ocasião, Domingos Cunha frisou que  a União Internacional de Controlo do Cancro comemora todos anos esta data, tendo como principal objetivo sensibilizar toda a população e incentivar a sua mobilização na luta contra o cancro, em que o tema definido para o triénio (2022-2024), tendo como lema 'Por Cuidados Mais Justos' e pretende aumentar a consciencialização sobre as dificuldades existentes no acesso aos cuidados de saúde por parte dos doentes oncológicos. A campanha trabalha um tema específico a cada ano. No presente ano e em 2024, os lemas são agir e desafiar e, para isso, o objetivo centra-se em unir vozes, incentivar e desafiar para mobilizarmos amigos, familiares, colegas e vizinhos, porque só unidos e juntos somos e seremos mais fortes. Por outro lado, Ricardo Sousa apelou à comunidade para que todos participem nesta grande caminhada da vida sublinhando que o grande objetivo é “celebrar a vida” e representa a esperança que, aqueles que foram levadios pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido. 

Presentes na cerimónia, Luís Filipe Silva, presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Catarina Manito, vice-presidente da Câmara da Madalena e Manuel Pimentel, vice-presidente da Câmara das Lajes, congratularam-se por esta iniciativa e mostraram-se disponíveis em colaborar nesta missão que é de todos e para todos. 

Podcasts, atividades desportivas, peças de teatro, caminhadas e peddy-pappers e muitas outras atividades fazem parte das centenas de eventos que serão levados a cabo ao longo dos próximos quatro meses pelas equipas, com o intuito de sensibilizar a população e angariar fundos para a prevenção da doença oncológica, que só no último ano custou a vida a 28 mil pessoas, no nosso país. 

Ao longo do serão, marcado por vários momentos musicais, foi dado a conhecer este projeto de voluntariado comunitário, a sua estrutura organizacional, as responsáveis locais e as cerca de 70 equipas já constituídas, com o intuito de mudar a atitude da comunidade face à doença, educar e informar e angariar fundos para os programas de prevenção, investigação e atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O evento contou ainda com uma palestra sobre a realidade oncológica da região, proferida por Andreia Coelho, médica do Hospital Santo Espírito da Terceira, que assinalou quais os cancros que mais incidem nas mulheres e nos homens nos três concelhos da ilha do Pico.  
 
Por Núcleo Regional da Madeira a 08 de Fevereiro 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias