Notícias

Voltar

“Um Dia Pela Vida – Pico 2023” Encerra com Festa na Vila da Madalena

20 de Maio 2023 a 21 de Maio 2023
“Um Dia Pela Vida – Pico 2023” Encerra com Festa na Vila da Madalena
20 e 21 de maio
O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA LPCC) promove nos dias 20 e 21 de maio, no Patinódromo Municipal da Madalena, na ilha do Pico, a Festa de Encerramento do Projeto “Um Dia Pela Vida - Pico 2023” (UDPV).
 
O evento, organizado pela Comissão Local responsável pela execução do projeto UPDV, liderada pelas responsáveis locais, Ana Paula Silva e Paula Garcia, em parceria com as Câmaras Municipais de São Roque, Lajes e Madalena do Pico e a companhia Farmacêutica Takeda, tem início com uma arruada, acompanhada por várias instituições da ilha, com saída prevista às 17H00 na Escola Cardeal Costa Nunes, percorrendo as principais artérias da vila até ao Patinódromo Municipal.
 
A Festa de Encerramento de UDPV tem a particularidade de decorrer ao longo de vinte e quatro horas ininterruptas havendo, ao longo da noite e do dia, diversas e variadas atividades, contemplando vários momentos de sensibilização, eventos musicais e atividade física, como aulas de zumba, Yoga, Fit Up, pilates, ações de educação para a saúde; testemunhos de sobreviventes e de cuidadores, tenda de mimos para os sobreviventes, animação infantil; além da zona de comes e bebes, com esplanada.
Em destaque estarão as cerimónias de abertura e de início da Caminhada Pela Vida, a 20 de maio, a partir das 20h400, seguida da Cerimónia das Luminárias pelas 22H15.
O programa do encerramento de UDPV – Pico 2023 representa o culminar de quatro meses de trabalho realizado por 85 equipas que, mobilizando cerca de 1100 voluntários, promoveram inúmeras atividades de angariações de fundos e iniciativas de sensibilização para a prevenção da doença oncológica.
O projeto, recorda-se, pretende mudar a atitude da comunidade face à doença oncológica, educar, informar e angariar fundos para os programas de prevenção e atividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O mote de UDPV “Celebrar (com os que venceram), Recordar (os que partiram), e lutar (apoiar os que estão a lutar)”, impulsionou o projeto na ilha do Pico, numa iniciativa promovida pela LPCC no âmbito do programa internacional da American Cancer Society.
Trata-se da 7.ª edição de UDPV realizada nos Açores tendo decorrido em 2011, 2013 e 2019 na ilha Terceira, nas freguesias da Ribeirinha, da Sé e Porto Judeu respetivamente, em 2014 em São Miguel, na Freguesia da Fajã de Baixo, em 2017 na ilha do Faial, e em 2023 na ilha do Pico.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 11 de Maio 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias