Notícias

Voltar

“Um Dia pela Vida®", uma “maratona” de ações que envolveu Ansião na prevenção do cancro

01 de Setembro 2019
 “Um Dia pela Vida®", uma “maratona” de ações que envolveu Ansião na prevenção do cancro
No balanço do projeto, Ansião assinala mais de 500 voluntários participantes da iniciativa, um total de 72 ações realizadas na comunidade, 38 equipas formalizadas e uma verba total de cerca de 40 mil euros angariados.
Decorreu em Ansião de 10 de março a 15 de junho. Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. O Projeto “Um Dia Pela Vida®” (UDPV) é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), nestes três meses referenciados o concelho de Ansião foi o grande testemunho do poder de mobilização da sua comunidade local. Um elevado número de ansianenses marcou presença no decurso de todo o projeto: 38 equipas foram constituídas por todo o concelho de Ansião, por 557 voluntários (equipas e comissão local), tendo sido realizadas 72 atividades (14 atividades de sensibilização para a prevenção do cancro, 27 atividades de angariação de fundos e 31 atividades mistas). No total, 39.325.44 euros foram angariados com o apoio de milhares de Ansianenses.
O programa da festa de encerramento (a 15 de junho) teve mais de dezasseis horas de atividades, e contou na cerimónia oficial de agradecimentos com a presença de Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC e de Jorge Paulo Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, que se mostrou agradecido com a onda de disponibilidade, empenho e solidariedade de todos os que, desde a primeira hora, abraçaram o projeto.
No programa da Festa de Encerramento do projeto, preenchido com áreas de lazer e alimentação, e que propôs à comunidade um dia com acesso livre a atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais com grupos e artistas locais, salientamos dois momentos representativos: a volta dos vencedores (para a qual foram convidados todos os vencedores/ sobreviventes de cancro do concelho) e a cerimónia das luminárias. Recorde-se também que a Pista da Caminhada, inaugurada só por vencedores e à qual se juntaram familiares e amigos, simbolicamente representa a caminhada pela vida que o doente oncológico é desafiado a vivenciar. Neste dia, todos os ansianenses foram convidados a caminhar pela Vida, numa caminhada constante. Já a Cerimónia das Luminárias representa uma luz de esperança nesta caminhada contra o cancro, assim como, a nossa homenagem a todos aqueles que queremos lembrar: “Vencedor não é aquele que vence todas as batalhas, mas antes aquele que nunca deixa de lutar”.
Em Portugal o “Um Dia Pela Vida®” teve o seu início em Coruche em 2005 e, desde então, já teve lugar por todo o país. Pombal, Guarda e São Pedro do Sul, Marinha Grande e Ovar foram os mais recentes concelhos da região centro que acolheram esta iniciativa.
Por Núcleo Regional do Centro a 05 de Novembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias