Notícias

Voltar

Unidade de apoio social, uma resposta para o doente e para a família

Unidade de apoio social, uma resposta para o doente e para a família
O Apoio Social é um dos serviços prestados pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, (LPCC) tendo por um dos rostos a assistente social Sandra Moura.

Salienta quem “num panorama sistémico, a doença oncológica assume-se como crise acidental”, a qual representa um desafio a enfrentar, que naturalmente afeta o sistema familiar”.

“O cruzamento do ciclo de vida dos indivíduos com o ciclo vital da família e as circunstâncias da doença oncológica, configura um quadro no qual estes processos podem originar dificuldades acrescidas para o doente e contribuir para a perturbação dos familiares do mesmo”, refere, salientando que, neste processo de doença, ocorrem inúmeras transformações, levando o doente a deparar-se com frustrações, perdas e múltiplas limitações.

É neste sentido, realça Sandra Moura, que o Apoio Social assume extrema importância na LPCC, pois é uma resposta social que visa apoiar o doente oncológico e, consequentemente o seu agregado familiar, em situações de dificuldade ou emergência social ao longo do processo de doença.

Assim sendo, existe um conjunto de apoios ao doente e à sua família, como o subsídio de despesas mensais, apoio na medicação, apoio em alimentação, apoios de carácter pontual, oferta de próteses mamárias, capilares e turbantes e por fim, as ajudas técnicas, em que há um empréstimo, a título gratuito, de material ortopédico, como camas articuladas, cadeiras de rodas, de banho, andarilhos, tripés.

“Acreditamos e sentimos que o Apoio Social tem vindo a contribuir para uma leveza no seio familiar, na medida em que conseguimos aliviar, dentro do que nos é possível, algumas despesas mensais fixas das famílias carenciadas”, referiu.  
 
Por Núcleo Regional da Madeira a 25 de Fevereiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias