Notícias

Voltar

Voluntários comunitários do NRC são capacitados com formação para intervenção na comunidade

10 de Março 2021
Voluntários comunitários do NRC são capacitados com formação para intervenção na comunidade
Ações formativas visam capacitar voluntários comunitários da Região Centro, possibilitando-os a desenvolver capacidades enquanto agentes ativos e de interligação com a sua comunidade, no sentido de uma maior ligação ao projeto de educação alimentar “Os Super Saudáveis.
No âmbito da formação contínua de Voluntariado, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) deu início a um ciclo de ações de formação destinadas aos Grupos de Voluntariado Comunitário. Desafiados a contribuírem para o alargamento do projeto “Os Super Saudáveis” a um maior número de escolas da Região Centro, a iniciativa formativa visa contribuir para a aquisição de conhecimentos importantes ao nível da alimentação saudável, assim como da dinâmica inerente ao projeto “Os Super Saudáveis”, de modo a melhor sensibilizar para o envolvimento de vários atores – professores, alunos, pais, associação de pais e câmaras municipais – parceiros essenciais na implementação do projeto em cada comunidade. Estão planeadas 10 ações de formação, de 90 minutos cada, através das quais se estima dar formação a 234 voluntários comunitários, que passarão a atuar como agentes ativos, promotores do projeto "Os Super Saudáveis" na sua comunidade.
Recorde-se que “Os Super Saudáveis” são um programa de educação alimentar, dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (preferencialmente do 3º e 4º ano de escolaridade).  É baseado na roda dos alimentos e pretende valorizar a alimentação mediterrânica. Conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição e foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar. O projeto foi implementado a nível nacional no ano letivo 2017/18, registando, na Região Centro a participação de 21 103 crianças, até ao momento. 
A primeira ação de formação, em formato E-Learning e com a duração de 1h30, teve lugar no passado dia 10 de março, para um total de 40 voluntários do distrito de Leiria. Trata-se de um projeto de continuidade e, por isso, visa a capacitação dos restantes grupos dos outros distritos da Região Centro, que serão todos abrangidos com a realização de mais dez ações.
Na primeira iniciativa deste plano formativo, realizada no dia 10, estiveram presentes, em contexto online, a Dra. Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção da LPCC.NRC; a Dra. Eva Bizarro, Vogal da Direção da LPCC.NRC; e ainda o Dr. Miguel Pina, Coordenador Executivo do Núcleo Regional do Centro. Quanto aos conteúdos formativos, integraram o programa de ciclo de formação: “Alimentação Saudável”, “O Programa de educação alimentar “Os Super Saudáveis”, e “O papel do voluntário comunitário no projeto “Os Super Saudáveis” com a colaboração de formadores internos e externos.
No próximo dia 13 de março decorrerá a segunda sessão, dirigida mais uma vez ao distrito de Leiria.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 15 de Março 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias