5 REGRAS DE OURO NA PROTEÇÃO SOLAR
O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro lança a campanha "5 REGRAS DE OURO NA PROTEÇÃO SOLAR" para informar quais os cuidados que devemos ter quando expostos ao sol de forma a prevenir o cancro da pele.
O sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde. Mas, se pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3, a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele.
A incidência do cancro de pele tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas, sendo a radiação solar, responsável por cerca de 90% dos casos de cancro de pele. Por esse motivo, a melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se do sol, as crianças em particular com maiores cuidados. Os médicos recomendam a todas as pessoas que limitem o tempo de exposição ao sol e evitem outras fontes de radiação UV (Ultra-Violeta).
Aproveitamos para recordar que estamos sempre expostos à radiação UV - ultra-violeta, quer seja na praia, no campo, durante a prática de desporto ou no trabalho ao ar livre (agricultura, jardinagem, construção civil, pesca, entre outras atividades). E mesmo, à sombra a radiação do sol reflete-se na água, areia e neve. Por estes motivos, é muito importante que esteja atento à sua pele e às suas modificações (através do auto-exame) e que se proteja sempre que esteja em situações de exposição solar direta ou indireta.
1 - EVITE O EXCESSO DE EXPOSIÇÃO SOLAR
O sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde.
Pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3. Mas a exposição solar excessiva poderá ter efeitos graves sobre a saúde, como o aparecimento de cancro da pele.
2 - EVITE O SOL NAS HORAS DE MAIOR CALOR
Sempre que possível, deve evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h.
A radiação UV – Ultra-Violeta é refletida pela areia, água, neve e gelo e pode atravessar roupas finas, para-brisas do carro, janelas e nuvens.
3 - APLIQUE PROTETOR SOLAR ANTES DA EXPOSIÇÃO SOLAR E REAPLIQUE FREQUENTEMENTE
Aplique protetor solar antes da exposição solar e reaplique de duas em duas horas, ou após o banho.
O protetor deve ser de longo espetro (filtram os UVA e os UVB), com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 (privilegiar as fórmulas em creme em detrimento dos sprays).
É importante realçar que o protetor solar tem uma proteção limitada e por isso, devem ser utilizados como medida de proteção extra e não como medida de proteção principal.
4 - USE VESTUÁRIO DE PROTEÇÃO
Sempre que estiver exposto ao sol deve usar um chapéu de abas largas, óculos escuros e roupa.
O vestuário deve ser de tecido denso, pouco poroso, porém leves e de cores escuras.
A t-shirt (manga curta) e os calções são roupas utilizadas no tempo quente, mas não protegem os braços, nem as pernas.
5 - NÃO EXPONHA BEBÉS E CRIANÇAS PEQUENAS AO SOL DIRETO
Independentemente do horário, não deve expor os bebés e as crianças pequenas ao sol direto.
Deve procurar realizar as atividades ao ar livre (na praia, na piscina, no jardim ou no parque infantil) procurando zonas com sombra.
SAIBA MAIS:
WEBINAR "Prevenção do Cancro da Pele" | 26 Julho 2020
Orador: Dr. Fernando Ribas, Dermatologista, Diretor da Lpcc-NRN e Coordenador da Consulta de Diagnóstico Precoce do Cancro da PeleModeradora: Dra. Cristiana Fonseca, Coordenadora do departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte.
Facebook Lpcc Norte
LADO - Linha de Apoio ao Doente Oncológico 800 919 232 - chamada gratuita
(funcionamento das 8h30 às 17h30, de 2ª a 6ª feira)