Testemunhos QUEBRAR O SILÊNCIO
Deixar a minha avaliaçãoDEIXAR O MEU TESTEMUNHO Voltar
Anónimo
57 anos Colo-Rectal (Intestino), 2017, Doente Foi-me diagnosticado cancro do cólon rectal em Maio de 2017.
Iniciei quimioterapia - injectável e via oral - em Junho desse ano e radioterapia durante o mês de agosto, num processo a que tecnicamente se designa de neoadjuvante, cujo propósito foi o de reduzir a massa tumoral, a qual se encontrava a cerca de 10 cm do orifício anal.
Fui operado no dia 13 de Outubro, numa intervenção de remoção do tumor, coroada de sucesso e cuja recuperação foi para mim surpreendentemente rápida. Iniciei a atividade profissional no dia 27 de Novembro desse ano, tendo concluído o último ciclo de quimioterapia no ultimo dia de 2017.
Partilho esta história, até esta data, de sucesso e superação, porquanto nos quadros clínicos de cancro existem, em meu entender, três dimensões que teremos sempre de ter em absoluta consideração :
1. Seguir à risca o protocolo médico e em momento algum duvidar dele.
2. Contarmos com o apoio da família e dos amigos - a partilha e a solidariedade dos que nos são mais próximos fortalece-nos.
3. Encararmos a coisa com valentia e com o sentimento que sairemos ganhadores.
E se a coisa tornar a incomodar-nos, só poderá ter a mesma resposta; LUTAR E VENCER!
Iniciei quimioterapia - injectável e via oral - em Junho desse ano e radioterapia durante o mês de agosto, num processo a que tecnicamente se designa de neoadjuvante, cujo propósito foi o de reduzir a massa tumoral, a qual se encontrava a cerca de 10 cm do orifício anal.
Fui operado no dia 13 de Outubro, numa intervenção de remoção do tumor, coroada de sucesso e cuja recuperação foi para mim surpreendentemente rápida. Iniciei a atividade profissional no dia 27 de Novembro desse ano, tendo concluído o último ciclo de quimioterapia no ultimo dia de 2017.
Partilho esta história, até esta data, de sucesso e superação, porquanto nos quadros clínicos de cancro existem, em meu entender, três dimensões que teremos sempre de ter em absoluta consideração :
1. Seguir à risca o protocolo médico e em momento algum duvidar dele.
2. Contarmos com o apoio da família e dos amigos - a partilha e a solidariedade dos que nos são mais próximos fortalece-nos.
3. Encararmos a coisa com valentia e com o sentimento que sairemos ganhadores.
E se a coisa tornar a incomodar-nos, só poderá ter a mesma resposta; LUTAR E VENCER!
Outros Testemunhos
- Cancro do rim em 1999. Cancro do cólon em 2010. Recidiva do mesmo cancro em 2012 (há dois meses). Encontro-me à espera de nova operação dentro de pouco...Ler mais
- Aos 17 anos eu e a minha irmã fizemos um teste genético devido aos vários casos de cancro do intestino na família. Aí foi...Ler mais
- Na véspera de completar 29 anos recebo o diagnóstico de um tumor "raro" metastizado com origem desconhecida. Foi talvez o momento...Ler mais
- Em 2002, com 37 anos, foi-me diagnosticado adenocarcinoma do endocolo, na sequência do qual fui submetida a histerectomia total e 4 sessões de...Ler mais
- Em Novembro e 2016 foi diagnosticado cancro à minha mãe. Posso dizer que foi sem dúvida o pior dia da minha vida, o mundo desabou,...Ler mais
- É com grande tristeza que eu estou a dar o meu testemunho pois infelizmente perdi a minha mãe em 7 meses, com um tumor no recto. Sinto-me derrotada pois...Ler mais