Voltar

Eduardo Marques

38 anos Mama, 2013, Doente
Chamo-me Eduardo Marques. 38 anos. Vendedor. Um homem, como outro qualquer. Com uma diferença para muitos outros, que o torna menos igual entre iguais - uma mama que já não faz parte do meu corpo porque nasceu dentro dela um teimoso e casmurro cancro.Só que esse cancro teve azar em ter nascido no meu corpo: não lhe dei, nem dou, qualquer garantia de ele vencer! A derrota dele, é mais uma vitória pessoal minha. Neste caso, a maior vitória de sempre. Ao que correspondeu o maior desafio da minha vida, até ao momento.Nasceu antes, mas diagnosticado mais tarde, em Julho 2013. Achei aquilo muito estranho, nem fazia ideia de que os homens poderiam, igualmente, desenvolver este tipo de cancro. Só mais tarde me disseram a raridade do mesmo mas é bem real! Afinal de contas, agora pertenço ao Universo "1%" - o tal Universo restrito masculino com esta doença. Até me acho um privilegiado, já que com uma percentagem tão ínfima de doença, calhou-me logo a mim... (foi isto que me passou pela cabeça, assim que me deram o diagnóstico final). Mas sorri perante a adversidade! Aliás, soltei uma gargalhada assim que saí da Instituição que tratou (e ainda trata) de mim. Sou assim, feito de sorrisos e gargalhadas lá pelo meio! Mesmo que tenha de intercalar as gargalhadas na quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Nunca me deixo vencer perante obstáculo algum, nem desisto dos meus objetivos. E este cancro é apenas mais um objetivo rumo à vitória! E se morrer, irei morrer a lutar e nunca morrer a pensar que ele me derrotou.Vamos?
Voltar

Outros Testemunhos

  • Com apenas 36 anos de idade e com 2 filhas pequenas (uma com 6 anos e outra com quase 2) foi-me diagnosticado um cancro da mama. A minha maior dor foi...Sandra Santos, 45 anos, Mama, 2005Ler mais
  • Tinha 30 anos, uma vida inteira pela frente e a certeza de que iria ver a minha filha, que na altura tinha 2 anos, a crescer. Um dia, no duche, senti um...Ana Marques, 32 anos, Mama, 2011Ler mais
  • Em Dezembro de 2015 fui fazer os meus exames de rotina como todos os anos faço.Ía descontraída, nada indicava que algo não...Maria Silva, 44 anos, Mama, 2015Ler mais
  • Em outubro de 2011, o meu mundo foi abalado com a palavra que mais temia desde criança: cancro na mama. A minha madrinha e a minha mãe faleceram há mais...Sónia Pereira, 35 anos, Mama, 2011Ler mais
  • Deixo aqui muita força a todos aqueles que estão a passar por esta experiência.anabela franco, 54 anos, Mama, 2009Ler mais
  • Chamo-me César e porque acho ter chegado a altura, gostaria de deixar o meu testemunho / homenagem relativamente à luta de uma "mulher...César Azevedo, 60 anos, Mama, 2015Ler mais
Apoios & Parcerias