Voltar

Maria Silva

44 anos Mama, 2015, Doente
Em Dezembro de 2015 fui fazer os meus exames de rotina como todos os anos faço.Ía descontraída, nada indicava que algo não estivesse bem. A radiologista teve algumas dúvidas, mas não hesitou em mandar fazer uma biópsia.
Dias depois estava no Centro da Mama a realizar uma primeira consulta e fiz os exames, entre eles a biópsia. O resultado chegou a 30 de Dezembro, era maligno e teria de ser submetida a cirurgia. Perguntei ao médico quais as probabilidades de ter de fazer quimioterapia e radioterapia. A resposta não foi a que queria ouvir: as 25 sessões de radioterapia eram certas e a probabilidade de ter de fazer a quimioterapia era grande. Não só pelo tumor ser maligno, mas também porque, devido à minha idade, a probabilidade de reincidência era muito grande.
Nesse dia, o Mundo desabou para mim e para os que estão comigo, em especial para os meus pais e para a minha irmã de coração.
Fiz questão que esta noticia não saísse do meu círculo de pessoas chegadas, não por vergonha, mas sim para me resguardar de perguntas e comentários. Os que estão e estiveram comigo respeitaram.
O mês de espera para a operação foi muito difícil, mas agarrei-me ao trabalho e tentei levar uma vida normal dentro do possível. Por mim e pelos que me rodeavam. Eu precisava de ser forte para que eles estivessem bem dentro do possível. Trabalhei até ao dia em que fui internada. Hoje tenho a certeza que foi a melhor opção que podia ter tomado.
A operação correu bem, o tumor foi retirado. Os dias que esperei pelos resultados das análises foram agoniantes. (...)
Encarei todo este processo de frente e tive muito apoio quer da minha família e amigos chegados, quer no Centro da Mama (lá somos tratadas como princesas). Mas tinha muito medo da quimioterapia e na véspera de ser operada o médico voltou a reforçar que eu teria 99% de probabilidade de a fazer. O médico sempre me explicou tudo ao pormenor, eu tinha muita necessidade de informação.
Chegou o resultado e com ele uma bênção: tinha de fazer a radioterapia, mas não tinha de fazer a quimioterapia!
O 1% sobrepôs-se aos outros 99%. A frase do médico foi "O seu caso foi bestial. Enviámos 2 vezes para análise, daí esta demora para lhe entregar os resultados. Nem queríamos acreditar!"
Deixo o meu testemunho para que acreditem sempre que o final vai ser feliz, porque acontece na vida real!
Nunca desistam e agarrem-se a algo que acreditem para vos ajudar a ultrapassar as horas, os dias, os meses difíceis.
Fiz a radioterapia, estou a fazer a terapia hormonal. Hoje sou um mulher diferente para melhor!
Acreditem sempre que no final tudo vai ficar bem, eu acreditei!
Coragem e força! A Vida prega-nos partidas, mas também nos traz surpresas muito boas!


 
Voltar

Outros Testemunhos

  • No dia 27 agosto de 2010 cheguei a casa do trabalho e verifiquei que tinha líquido no meu mamilo direito. Fui fazer os exames e no dia 30 setembro foi-me...Fernanda Ferreira, 39 anos, Mama, 2010Ler mais
  • Deixo aqui muita força a todos aqueles que estão a passar por esta experiência.anabela franco, 54 anos, Mama, 2009Ler mais
  • Nunca escrevi sobre este assunto em lado nenhum, mas parece-me que o meu testemunho pode dar esperança a outros. No ano 2000, o meu filho, na altura com 2...Maria Ferreira, 50 anos, Mama, 2004Ler mais
  • Foi-me diagnosticado cancro da mama triplo negativo (…). A fase do diagnóstico foi terrível mas percebi que a solução era...Claudia Gonçalves, 46 anos, Mama, 2018Ler mais
  • Olá! Venho contar a história da minha mãe, que é a pessoa mais corajosa que eu conheço. Eu tinha 15 anos e a minha irmã 10 ou 11 anos, quando a minha...simone nunes, 27 anos, Mama, 1999Ler mais
  • Visito com bastante frequência o site da Liga Portuguesa Contra o Cancro e costumo ler os testemunhos deixados por outras pessoas, que tal como eu,...Maria Pires, 57 anos, Mama, 2007Ler mais
Apoios & Parcerias