Notícias
Voltar 
4ª Edição do projeto educativo “Heróis do Sol Saudável” arrancou dia 8 de maio nas escolas com roadshow nacional
A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação, apresentaram esta segunda-feira, dia 8 de maio, na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira em Lisboa, a 4ª edição do projeto “Heróis do Sol Saudável”.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação, apresentaram esta segunda-feira, dia 8 de maio, na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira em Lisboa, a 4ª edição do projeto “Heróis do Sol Saudável”. O objetivo prioritário do projeto é a sensibilização para um comportamento responsável ao sol, junto de mais de meio milhão de crianças do 1.º ciclo do ensino básico, de escolas públicas e privadas, de todo o país.
Nas edições anteriores, o projeto era designado como ‘Hora do Sol Saudável’, mas, após quatro anos de sucesso desta iniciativa, espera-se que as crianças já sejam os grandes embaixadores desta causa da prevenção solar e os verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável’. Pela primeira vez, o projeto conta com uma semana inteiramente dedicada ao sol saudável, onde será realizado um roadshow nacional com diversas ações educativas desenvolvidas pelos vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alertando crianças e, através delas, professores e educadores para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Durante o roadshow, que visitará escolas de norte a sul do país, e que terá lugar na semana de 8 a 12 de maio, serão, igualmente, distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, vão também estar disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.
No lançamento da 4ª edição do projeto, estiveram presentes Laurinda Ladeiras, da Direção Geral de Educação, Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Inês Caldeira, Country Manager da L´Oréal Portugal, que apresentaram a iniciativa e os seus objetivos para esta edição. Aproveitando o momento, foi efetuada uma atividade lúdico-pedagógica, juntamente com as crianças desta escola, o jogo dos ‘Heróis do Sol Saudável’ como marco simbólico desta causa. O evento contou, também, com a presença dos apresentadores Rita Ferro Rodrigues e Daniel Oliveira, embaixadores do projeto este ano.
“Desde a primeira edição que trabalhamos em conjunto neste projeto com a LPCC e a Garnier Ambre Solaire, por considerarmos que este projeto tem um caráter pedagógico muito forte, com mensagens que sensibilizam para a mudança de hábitos. A DGE faz um balanço muito positivo na sua associação à iniciativa, pois todos os anos conseguiram-se cumprir os objetivos pedagógicos propostos”, afirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.
Anualmente, em Portugal, surgem cerca de 10.000 novos casos de cancro de pele. De acordo com a OMS, 70% dos casos de cancro de pele poderiam ser evitados caso houvesse uma mudança no comportamento e hábitos de exposição ao sol. Perante este número, Vítor Veloso, Presidente da LPCC, refere que “ainda há um longo caminho a percorrer para que o número de casos de cancro de pele comece a diminuir. Sabendo que Portugal é um dos países com maior exposição solar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apostado continuamente em ações de prevenção primária. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar a população e tentamos envolver, cada vez mais, os mais novos, para que estes cresçam com hábitos saudáveis”.
O projeto teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças em idade escolar e que frequentam o 1º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável feito em Portugal.
“Garnier Ambre Solaire quer ser uma referência na proteção solar. Por isso, há 17 anos que trabalhamos em parceria com a LPCC com o mesmo objetivo, educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol. Juntos queremos levar esta causa ao maior número de escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças, entre os 6 e os 10 anos, adotem bons hábitos desde cedo no que toca à proteção solar. Além disso, acreditamos que as crianças têm um poder único de transmitir esta mensagem educativa aos adultos, pois, em Portugal, existem ainda muitos comportamentos errados face à exposição solar”, declara Margarida Condado, Diretora de Marketing da L´Oréal Portugal, responsável pela Garnier Ambre Solaire, uma marca que tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos que ajudam a proteger a pele dos malefícios da exposição solar.
Nas edições anteriores, o projeto era designado como ‘Hora do Sol Saudável’, mas, após quatro anos de sucesso desta iniciativa, espera-se que as crianças já sejam os grandes embaixadores desta causa da prevenção solar e os verdadeiros ‘Heróis do Sol Saudável’. Pela primeira vez, o projeto conta com uma semana inteiramente dedicada ao sol saudável, onde será realizado um roadshow nacional com diversas ações educativas desenvolvidas pelos vários Núcleos Regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro, alertando crianças e, através delas, professores e educadores para os perigos de uma exposição solar incorreta.
Durante o roadshow, que visitará escolas de norte a sul do país, e que terá lugar na semana de 8 a 12 de maio, serão, igualmente, distribuídos aos alunos livros educativos e jogos de tabuleiro dos ‘Heróis do Sol Saudável’ com mensagens importantes sobre proteção solar. O jogo, assim como os vários materiais educativos, vão também estar disponíveis online no site do projeto, em www.heroisdosolsaudavel.pt.
No lançamento da 4ª edição do projeto, estiveram presentes Laurinda Ladeiras, da Direção Geral de Educação, Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e Inês Caldeira, Country Manager da L´Oréal Portugal, que apresentaram a iniciativa e os seus objetivos para esta edição. Aproveitando o momento, foi efetuada uma atividade lúdico-pedagógica, juntamente com as crianças desta escola, o jogo dos ‘Heróis do Sol Saudável’ como marco simbólico desta causa. O evento contou, também, com a presença dos apresentadores Rita Ferro Rodrigues e Daniel Oliveira, embaixadores do projeto este ano.
“Desde a primeira edição que trabalhamos em conjunto neste projeto com a LPCC e a Garnier Ambre Solaire, por considerarmos que este projeto tem um caráter pedagógico muito forte, com mensagens que sensibilizam para a mudança de hábitos. A DGE faz um balanço muito positivo na sua associação à iniciativa, pois todos os anos conseguiram-se cumprir os objetivos pedagógicos propostos”, afirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.
Anualmente, em Portugal, surgem cerca de 10.000 novos casos de cancro de pele. De acordo com a OMS, 70% dos casos de cancro de pele poderiam ser evitados caso houvesse uma mudança no comportamento e hábitos de exposição ao sol. Perante este número, Vítor Veloso, Presidente da LPCC, refere que “ainda há um longo caminho a percorrer para que o número de casos de cancro de pele comece a diminuir. Sabendo que Portugal é um dos países com maior exposição solar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apostado continuamente em ações de prevenção primária. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar a população e tentamos envolver, cada vez mais, os mais novos, para que estes cresçam com hábitos saudáveis”.
O projeto teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças em idade escolar e que frequentam o 1º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável feito em Portugal.
“Garnier Ambre Solaire quer ser uma referência na proteção solar. Por isso, há 17 anos que trabalhamos em parceria com a LPCC com o mesmo objetivo, educar e consciencializar as gerações futuras dos riscos da exposição solar, promovendo comportamentos responsáveis ao sol. Juntos queremos levar esta causa ao maior número de escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças, entre os 6 e os 10 anos, adotem bons hábitos desde cedo no que toca à proteção solar. Além disso, acreditamos que as crianças têm um poder único de transmitir esta mensagem educativa aos adultos, pois, em Portugal, existem ainda muitos comportamentos errados face à exposição solar”, declara Margarida Condado, Diretora de Marketing da L´Oréal Portugal, responsável pela Garnier Ambre Solaire, uma marca que tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos que ajudam a proteger a pele dos malefícios da exposição solar.
Sugestões
-
LPCC associa-se à Fundação do Futebol e à Betclic em campanha pela saúde masculina
07 de Novembro 2025A iniciativa, integrada na Liga Portugal Betclic, pretende promover a literacia em saúde, incentivar o diagnóstico precoce e reforçar comportamentos preventivos entre os homens, através de uma série de ações dentro e fora dos estádios, estendendo-se também ao universo digital.A... Ler notícia -
O maior evento da área de Genética Humana e Médica em Portugal
Trata-se do maior evento da área de Genética Humana e Médica em Portugal, reunindo membros de várias instituições de referência nacionais e especialistas quer da área da prática clínica e laboratorial como da investigação. O Programa incidirá... Ler notícia -
Comissão Europeia e IARC lançam quinta edição do Código Europeu contra o Cancro
20 de Outubro 2025A Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC), lançaram ontem a quinta edição do Código Europeu contra o Cancro, uma iniciativa pioneira criada em 1987 para ajudar os cidadãos a... Ler notícia -
Kia associa-se ao “Outubro Rosa” na luta contra o cancro da mama
10 de Outubro 2025- Durante o “outubro rosa”, cada test-drive realizado nos concessionários kia reverte em donativos para a liga portuguesa contra o cancro- Ação envolve os mais de 40 concessionários da marca em todo o país- Carolina patrocínio alia-se à iniciativaA Kia vai associar-se ao... Ler notícia -
SIC/Expresso e Público/RTP vencem Prémio de Jornalismo da Liga Portuguesa Contra o Cancro
30 de Setembro 2025A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou os vencedores da edição 2024 do Prémio de Jornalismo LPCC/AstraZeneca, que distingue trabalhos de excelência na área da oncologia, valorizando o papel dos jornalistas na sensibilização e informação sobre o cancro. A cerimónia... Ler notícia -
DGS, AICIB e LPCC atribuem mais de 220 mil euros para financiar projetos em IC&IB, no Concurso NCH-PT 2025
26 de Setembro 2025O National Cancer Hub-PT (NCH-PT), coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), divulgam os resultados da segunda... Ler notícia