Notícias

Voltar

50 anos na Luta Contra o Cancro

20 de Janeiro 2018
50 anos na Luta Contra o Cancro
A sessão inaugural das comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro juntou, este sábado, dezenas de convidados. Fez precisamente neste dia, 20 de janeiro de 2018, 50 anos da criação da comissão organizadora deste Núcleo.
Para assinalar a data estiveram presentes na Cerimónia inaugural das comemorações do quinquagésimo aniversário do NRC, Carlos Freire de Oliveira (Presidente da Direção da LPCC.NRC), Vitor Rodrigues (Direção LPCC.NRC), Vitor Veloso (Presidente da LPCC), Rosa Reis Marques (Presidente da Administração regional de Saúde do Centro) e Regina Bento (Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra), que presidiu a esta sessão.
Neste âmbito teve lugar uma homenagem aos médicos fundadores do NRC e responsáveis pelo projeto piloto do rastreio de cancro da mama, Dr. Dário Cruz e Dr. Rocha Alves. Neste momento alto destas comemorações, e recordando o seu trabalho, Vítor Rodrigues declarou que “todos os que trabalhamos nesta atividade devíamos questionar mais vezes sobre o que é que Dário Cruz e Rocha Alves fariam no nosso lugar”.
Considerando que o Núcleo Regional do Centro se destaca também no rastreio do cancro da mama, iniciado em 1990, Carlos Freire de Oliveira, presidente da direção do núcleo frisou “que este tem há vários anos cobertura total na zona Centro”, cujo impacto é possível identificar através da “diminuição significativa da mortalidade, que é o grande objetivo do rastreio, e isso já foi provado por estudos realizados e publicados, em que há efetivamente uma redução da mortalidade”.
Ainda antes do descerramento de dois baixos relevos de homenagem aos médicos fundadores, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, frisou que “a região Centro é exemplar no que diz respeito ao rastreio”.  Destacou, também, que “a atividade do NRC não se limita à prevenção e investigação da doença, mas também é assente na solidariedade e humanização”. Posição corroborada por Regina Bento, vereadora da Câmara de Coimbra, que estendeu ao NRC todo o apoio da “autarquia como parceira” destas comemorações que se estenderão por todo o ano de 2018.
A cerimónia incluiu a apresentação do carimbo comemorativo do 50.º aniversário do NRC, pelo diretor dos serviços de Filatelia dos CTT. O presidente da direcção nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Veloso, fez notar que os 50 anos do NRC “dão prestígio e notoriedade à Liga e são motivo de orgulho”.
A encerrar o programa decorreu uma atuação do Coro ao Centro. Já durante a tarde,  mais de 40 pessoas, entre a comunidade, acederam ao convite para conhecerem as instalações e os serviços do NRC.LPCC. 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 10 de Abril 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias