Notícias

Voltar

Assinatura de protocolo de doação de viatura de transporte de doentes ao IPO de Coimbra

18 de Outubro 2021
Assinatura de protocolo de doação de viatura de transporte de doentes ao IPO de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da LPCC procedeu hoje à oferta de uma viatura para transporte de doentes ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra, no âmbito da sua ação de humanização da assistência ao doente oncológico em contexto hospitalar.
Decorreu hoje a sessão de assinatura de protocolo de doação de uma viatura para transporte de doentes, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro ao IPO de Coimbra. A cerimónia contou com a presença do Professor Vítor Rodrigues, Presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, da Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, da secretária-geral do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dr.ª Natália Amaral, dos Vogais Executivos Dr.ª Catarina Monteiro e Dr. Luis Filipe e o Enfermeiro Diretor João Moreira entre outras entidades presentes.
Após assinatura do protocolo e entrega simbólica das chaves da viatura doada, o Professor Vitor Rodrigues, informou que: “esta doação surge em reconhecimento do papel dos IPO’s em Portugal, nomeadamente do IPO de Coimbra.” Acrescentou ainda que se “trata de uma doação que resulta do apoio que a Liga Portuguesa Contra o Cancro recebe dos cidadãos e comunidade em geral”, sendo que esta oferta representa, em grande medida, “o reforço, por parte da LPCC, da humanização da assistência ao doente oncológico no contexto hospitalar”. “As pessoas, e os doentes nomeadamente, estão em maior dificuldade. A LPCC reconhece a importância de dar algum carinho quando mais precisam. Por isso, o foco da Liga é alocar com mais eficiência os seus apoios às necessidades das pessoas”, referiu o Presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC.
Para encerrar a sessão, a Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Dr.ª Margarida Ornelas, no uso da palavra referiu que: “Este gesto de doação de uma viatura ao IPO é um bom exemplo desta parceria com a LPCC.”
Acrescentou ainda que: “o IPO transporta diariamente cerca de 40 doentes para tratamentos de radioterapia sendo que destes doentes, alguns fazem no mesmo dia, outros tratamentos ou realização de consultas, o que perfaz uma média de 150 km diários percorridos entre a instituição e as três unidades onde se encontram alojados. Disse ainda que “estas deslocações diárias ocorrem numa janela temporal muito alargada, entre as 8 e as 22,00, mas muitas vezes ocorrem antes das 8 e até às 23,00, 23:30, porque há necessidade de prolongar tratamentos de radioterapia, resultando, pois, este trabalho de um esforço extraordinário e que publicamente gostaria de enaltecer, não só dos profissionais deste Serviço, como, também, dos nossos motoristas, a quem não posso deixar de prestar um público reconhecimento.”
Por ultimo afirmou que: ” A doação desta carrinha permitirá: melhorar o conforto dos doentes que diariamente são transportados das entidades externas, onde estão alojados, para virem efetuar os seus tratamentos de radioterapia; garantir boas condições de segurança, visto que a carrinha permite o distanciamento entre passageiros; garantir uma maior eficiência ao nível da gestão do fluxo dos doentes e ocupação dos equipamentos / espaços, visto que a carrinha ao permitir transportar um maior número de pessoas torna o processo mais fluído reduzindo tempos de espera em sala.”
 
Por Núcleo Regional do Centro a 03 de Janeiro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias