Notícias

Voltar

Aveiro recebe formação gratuita para farmacêuticos, no âmbito da prevenção do cancro

26 de Outubro 2018
Aveiro recebe formação gratuita para farmacêuticos, no âmbito da prevenção do cancro
A iniciativa de Educação para a Saúde tem como objetivo promover conhecimentos sobre a doença oncológica nos farmacêuticos do distrito de Aveiro e torná-los agentes ativos na prevenção primária e secundária do cancro. O curso, creditado pela Ordem dos Farmacêuticos, tem a duração de 8 horas.
No dia 26 de outubro, sexta-feira, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) organiza, em parceria com a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, mais uma edição do curso de formação dirigido a farmacêuticos do distrito de Aveiro, intitulado “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico”, com a duração de oito horas. A sessão realiza-se na Delegação de Aveiro da LPCC.NRC, Rua Espinho, 19, 3810-114 Aveiro.  As inscrições, limitadas ao número de vagas disponíveis, são gratuitas e podem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail formacao.nrc@ligacontracancro.pt ou através do número 239 487 490.
Desde 2015 que o Núcleo Regional do Centro da LPCC desenvolve um projeto de formação e educação para a saúde sobre cancro junto dos farmacêuticos, que consiste na realização de ações de formação certificadas, na temática da doença oncológica. O papel do farmacêutico tornou-se mais amplo, com as farmácias a serem parceiras importantes nos cuidados de saúde e relevantes para a promoção de uma saúde de proximidade. Precisamente por serem canais privilegiados e de grande relevo na área da educação e promoção da saúde pelo contacto universal, diário e pessoal com a comunidade, o LPCC.NRC fez esta aposta na formação e sensibilização na temática da doença oncológica junto dos profissionais das farmácias.
Importa, ainda, salientar que o reconhecimento de que as doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte em Portugal, assim como o aumento da incidência e mortalidade por cancro no nosso país, levou a que o combate contra o cancro seja uma das prioridades do Plano Nacional de Saúde. A promoção da saúde e prevenção da doença oncológica são áreas consideradas prioritárias, com especial atenção dada à educação para a saúde e à articulação entre diferentes entidades, nomeadamente instituições não-governamentais com atividade na luta contra o cancro, como a LPCC.
“Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” é um curso creditado pela Ordem dos Farmacêuticos que promove conhecimentos sobre a doença oncológica, incluindo causas e fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, programas de rastreio e risco de infertilidade em doentes oncológicos.
 
Um conjunto de especialistas
Durante a manhã a LPCC é apresentada, em particular o apoio social prestado aos doentes oncológicos, com as intervenções de Miguel Pina e Margarida Costa. Seguem-se as questões da ​”Epidemiologia e Prevenção Primária do Cancro” tratadas por Cátia Domingues. Da parte da tarde, Carlos Freire de Oliveira, presidente da LPCC.NRC e especialista em oncologia médica[TP1] , vai falar sobre “Prevenção Secundária do Cancro: Cancros Rastreáveis” e Ana Paula Sousa (Centro de Preservação da Fertilidade - CHUC) vai tratar do tema da “Infertilidade e Preservação da Fertilidade em Doentes Oncológicos”. “O Papel do Farmacêutico num Contexto Oncológico”, por Rute Salvador (CHUC) é o último módulo da formação.
O curso “Cancro: A Intervenção do Farmacêutico” está integrado no programa de comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que, ao longo de 2018, sob o mote "No Centro da Luta Contra o Cancro", tem o objetivo de consciencializar “o que cada um de nós a título individual e todos em conjunto, podemos fazer para a diminuição do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade”.
 
PROGRAMA
A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Dr. Miguel Pina – LPCC.NRC – 1h
Apoio Social ao Doente Oncológico. O Papel da LPCC - Dra. Margarida Costa – LPCC.NRC – 1h
​Epidemiologia e Prevenção Primária do Cancro - Dra. Cátia Domingues– 1h30
Prevenção Secundária do Cancro: Cancros Rastreáveis- Prof. Doutor Carlos Freire de Oliveira – LPCC.NRC – 1.30h
Infertilidade e Preservação da Fertilidade em Doentes Oncológicos – Dra. Ana Paula Sousa – Centro de Preservação da Fertilidade - CHUC – 1.30h
O Papel do Farmacêutico num Contexto Oncológico - Dra. Rute Salvador - CHUC – 1.30h

 
Por Núcleo Regional do Centro a 29 de Novembro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias