Notícias

Voltar

Câmara Municipal de Matosinhos e Núcleo Regional do Norte da LPCC apoiam doentes

Protocolo celebrado visa apoiar os doentes oncológicos do concelho de Matosinhos
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte decidiram alargar a sua cooperação institucional durante o período de combate à pandemia por COVID-19 para apoiar od doentes oncológicos do concelho de Matosinhos.
As duas entidades têm desenvolvido respostas de atendimento e apoio social à população em situação de isolamento e vulnerabilidade, resultado da propagação da infeção por COVID 19 de forma individual, decidindo juntar esforços para uma maior eficácia dos apoios aos doentes.
A Presidente da Autarquia, Luísa Salgueiro, e o presidente da Direção do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro, Vítor Veloso, assinaram um protocolo que prevê a articulação de respostas específicas para os doentes oncológicos, considerados um dos grupos de risco.
Uma equipa multidisciplinar, criada pela autarquia, irá prestar apoio ao nível de fornecimento de bens de primeira necessidade, como alimentos, refeições confecionadas, medicação, produtos de higiene pessoal e doméstica.
A Câmara de Matosinhos irá ainda disponibilizar outras respostas de âmbito social para as pessoas com doença oncológica e as suas famílias, residentes no concelho, ao abrigo do Fundo de Emergência Municipal e do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
A seu cargo, a autarquia terá também a tarefa de recolha de resíduos contaminados.
Da parte da Liga Portuguesa contra o Cancro, será prestado um conjunto de apoios a pessoas com doença oncológica e familiares residentes em Matosinhos: entrega de medicação oncológica, apoio em despesas relacionadas com tratamentos (suplementos alimentares, transportes para o hospital, fraldas e material terapêutico), cedência de material técnico (cadeira de rodas, camas articuladas, cadeiras sanitas, cadeiras de banho e andarilhos), e apoios psicológico, técnico-científico e jurídico.
 
Por Núcleo Regional do Norte a 25 de Maio 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias