Notícias

Voltar

Coimbra volta a assinalar o “Outubro Rosa” com Ação de Sensibilização sobre Cancro da Mama

26 de Outubro 2021
Coimbra volta a assinalar o “Outubro Rosa” com Ação de Sensibilização sobre Cancro da Mama
O mês de prevenção do cancro da mama em Coimbra, volta a ser sinalizado com uma ação de sensibilização sobre cancro da mama. A iniciativa, no âmbito do “Outubro Rosa”, visa desafiar as pessoas para a mensagem da prevenção e alertar as mulheres para o diagnóstico precoce e importância do rastreio.
Integrada no movimento “Outubro Rosa”, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, irá promover uma ação de sensibilização sobre cancro da mama. A iniciativa tem como objetivo principal a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio.
Esta atividade irá decorrer no próximo dia 26 de outubro, pelas 19h, no Salão Brazil (Largo do Poço), em Coimbra, cuja oradora será a Dra. Natália Amaral, médica ginecologista e Secretária-Geral da Direção da LPCC.NRC.
De salientar que a participação implica o cumprimento de todas as orientações das Autoridades de Saúde, recomendando-se a utilização de máscara, desinfeção das mãos e o distanciamento físico.
Mais uma vez, a LPCC.NRC pretende desafiar a comunidade a unir-se em torno da sensibilização e difusão da mensagem de alerta para o diagnóstico precoce e rastreio, assim como promover sinergias para aumentar o impacto do movimento “Outubro Rosa”, na Região Centro. Destacamos, nesse sentido, os outros apoios conseguidos em torno desta ação: Câmara Municipal de Coimbra, Coimbra Comércio, Jazz ao Centro Clube e Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo da Baixa de Coimbra.
Recordamos que o Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, no nosso país, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
 
Saiba mais em: www.ligacontracancro.pt/outubrorosa
 
Por Núcleo Regional do Centro a 21 de Outubro 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias