Notícias

Voltar

Consciencialização sobre o HPV: LPCC Reforça Importância da Prevenção e Recorda Papel Pioneiro na Vacinação em Portugal

04 de Março 2025
Consciencialização sobre o HPV: LPCC Reforça Importância da Prevenção e Recorda Papel Pioneiro na Vacinação em Portugal
No Dia Internacional de Consciencialização do HPV, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) reforça o seu compromisso na luta contra o papilomavírus humano (HPV), principal causa do cancro do colo do útero e de outros tipos de cancro.
A LPCC, pioneira na introdução da vacinação contra o HPV em Portugal, destaca a importância da prevenção, do rastreio e do acesso equitativo às vacinas, como ferramentas essenciais para erradicar doenças associadas a este vírus.

O HPV é um vírus “invisível” altamente prevalente, responsável por milhares de infeções todos os anos. Muitas destas infeções desaparecem espontaneamente, mas algumas podem evoluir para doenças graves, incluindo o cancro. A vacinação e o rastreio regular são as formas mais eficazes de reduzir este risco, protegendo a saúde pública e salvando vidas.

Desde cedo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desempenhou um papel decisivo na implementação da vacinação em Portugal, tendo sido a primeira entidade a disponibilizar a vacina contra o HPV no país, em 2008, antes mesmo da sua inclusão no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Este marco representou um avanço significativo na prevenção do cancro do colo do útero e consolidou a missão da LPCC na promoção da literacia em saúde e no acesso a medidas preventivas.

A ciência deu-nos uma ferramenta poderosa para prevenir cancros associados ao HPV. Cabe-nos, como sociedade, garantir que esta ferramenta chega a todos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro continuará a trabalhar para que a informação, o rastreio e a vacinação sejam acessíveis a toda a população”, afirma Vítor Veloso, presidente da LPCC.

A Liga reforça ainda a importância da vacinação não só em raparigas, mas também em rapazes, dado o impacto do HPV em vários tipos de cancro, incluindo os da orofaringe e anogenitais. A LPCC apela a uma maior consciencialização da população e ao reforço de políticas públicas que garantam maior equidade no acesso à vacinação e rastreio, contribuindo para a meta global da Organização Mundial da Saúde de eliminar o cancro do colo do útero como problema de saúde pública.

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, o cancro do colo do útero é o 9.º mais incidente e mortal na mulher (897 novos casos e 459 mortes), em Portugal.

Neste Dia Internacional de Consciencialização do HPV, a LPCC convida todos os cidadãos a informarem-se, protegerem-se e a partilharem esta mensagem, ajudando a construir um futuro livre de doenças associadas ao HPV.
03 de Março 2025

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias