Notícias

Voltar

Curso para estudantes de serviço social visa a capacitação e formação na área da doença oncológica

06 de Outubro 2020 a 13 de Outubro 2020
Curso para estudantes de serviço social visa a capacitação e formação na área da doença oncológica
A ação pretende contribuir para uma formação sólida da comunidade estudantil na temática da doença oncológica, proporcionando uma melhor compreensão e ajudando a desmitificar conceitos.
O envolvimento na educação para a saúde da comunidade universitária é uma das missões da LPCC. Sob este princípio, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vem desafiar os estudantes universitários de serviço social a melhorarem os seus conhecimentos sobre prevenção e impacto do cancro e apoio social ao doente oncológico.
"Cancro: da prevenção à intervenção - O papel do Assistente Social" será, assim, o próximo curso de formação, no âmbito do programa dirigido a estudantes do ensino superior, promovido pela LPCC.NRC. Esta edição decorrerá no formato E-Learning (Plataforma Zoom), nos dias 6, 8 e 13 de outubro.
A ação terá uma estrutura modular, incluindo temas como "Sociedade civil e cancro", "Epidemiologia da doença oncológica", "Cancro: causas, fatores de risco e prevenção primária", "Cancro: sinais de alerta, deteção precoce e prevenção secundária" e "O Papel do Assistente Social num contexto oncológico".
A iniciativa visa contribuir para a qualificação profissional dos estudantes de Serviço Social, capacitando-os para que atuem como agentes ativos na prevenção da doença oncológica, junto dos seus pares e durante a sua atividade profissional, e para que possam sinalizar e encaminhar casos de carência a nível social para os devidos apoios, incluindo os disponibilizados pela LPCC
Os interessados devem formalizar a sua candidatura com o formulário disponibilizado online, através do link: https://www.ligacontracancro.pt/formaasociais/.
A finalidade de proporcionar uma melhor compreensão sobre a doença oncológica e ajudar a desmitificar alguns conceitos, incentivando a comunicação entre profissionais de saúde e comunidade estudantil, é também um particular enfoque desta iniciativa da LPCC.NRC. A participação é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail formacao.nrc@ligacontracancro.pt ou através do número 239 487 490.

.......................................
PROGRAMA INTEGRAL
 
6 DE OUTUBRO I 17H – 19H30
MÓDULO 1 (1H30)
SOCIEDADE CIVIL E CANCRO: A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO
Abordagem histórica | Missão e objetivos | Iniciativas e serviços / Miguel Pina (LPCC)
MÓDULO 2 (1H)
EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA ONCOLÓGICA
Incidência e prevalência do cancro no Mundo | Incidência e prevalência do cancro na Europa e em Portugal | Mortalidade por Cancro no Mundo, Europa e Portugal | Estimativas futuras de incidência, prevalência e mortalidade por cancro / Joana Bastos (FMUC)
 
8 DE OUTUBRO I 17H - 20H
MÓDULO 3 (1H30)
CANCRO: CAUSAS, FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO PRIMÁRIA (1H30)
O que causa e como se desenvolve o cancro | Fatores de risco genéticos, comportamentais e ambientais para o cancro | A prevenção primária na diminuição do risco de cancro / Ricardo Godinho (IPOC)
MÓDULO 4 (1H30)
CANCRO: SINAIS DE ALERTA, DETEÇÃO PRECOCE E PREVENÇÃO SECUNDÁRIA
Sinais de alerta para o cancro | O papel da prevenção secundária na deteção precoce e diminuição da mortalidade por cancro | Cancros rastreáveis: cancro da mama, cancro colo-retal, cancro do colo do útero | Programas de rastreio / Natália Amaral (LPCC)
 
13 DE OUTUBRO I 17H – 19H
MÓDULO 5 (2H)
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NUM CONTEXTO ONCOLÓGICO
O papel do assistente social na prevenção primária e secundária do cancro | Serviço Social em Saúde | Tipos de apoio social ao doente oncológico | Funções do Serviço Social na LPCC | O apoio ao doente oncológico pelo Núcleo Regional do Centro da LPCC / Fátima Gregório (LPCC)
 
Por Núcleo Regional do Centro a 12 de Novembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias