Notícias

Voltar

Desafio do Dia Mundial do Cancro com impacto na região Centro

Desafio do Dia Mundial do Cancro com impacto na região Centro
Em 2024, a propósito do Dia Mundial do Cancro (assinalado, anualmente, a 4 de fevereiro), a Liga Portuguesa Contra o Cancro voltou a desafiar e unir as comunidades dos vários pontos do país e além-fronteiras.
Ao Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), juntaram-se autarquias locais e comunidades intermunicipais, empresas e organizações da sociedade civil, instituições de ensino - desde o do pré-escolar ao ensino superior -, clubes desportivos, universidades seniores, além de um número incalculável de pessoas que, individualmente ou em pequenos grupos, se auto desafiaram e desafiaram os outros a promover uma vida saudável através da atividade física.  

Na região Centro, os grupos de voluntários da LPCC realizaram 40 atividades, nomeadamente 24 caminhadas, 6 sessões de sensibilização e 9 atividades lúdico-pedagógicas. Adicionalmente, 23 entidades participaram nesta “volta ao mundo” com etapas pré-definidas e, assim, a concretização do Desafio 5Km.

Em tempo de balanço, em 2024, a região Centro, obteve (até à data) cerca de 70 registos no mural digital nacional (https://www.ligacontracancro.pt/muraldigital/).

Esta volta ao mundo permitiu alargar horizontes e conhecer melhor algumas das organizações que, em todo o mundo, trabalham na área de Oncologia – seja na prevenção primária, diagnóstico precoce, formação e investigação ou no apoio ao doente oncológico e família.

O desafio de cinco jovens sobreviventes de cancro

No contexto do Dia Mundial do Cancro - promovido pela UICC (União Internacional para o Controlo do Cancro) -, e no âmbito do projeto europeu OACCUs - Outdoor Against Cancer Connect Us, a LPCC.NRC promoveu uma iniciativa de sensibilização para a adoção de um estilo de vida saudável.

Cinco jovens sobreviventes de cancro, cinco histórias de vida que, em comum, partilham a resiliência na luta contra o cancro, lançam um desafio: juntarmo-nos ao desafio 5Km, mote para a prática regular de atividade física. Sob o mote “Juntos vamos dar a volta ao mundo”, a Ana, o Alexandre, a Leonor, o Tiago e a Alexandra – cinco jovens sobreviventes de cancro – partilham o testemunho da importância da prática de atividade física na recuperação da doença e na melhoria do seu bem-estar físico e mental. No final, juntos, demos a volta ao mundo alcançando os 40.075 Km, distância que representa o perímetro da Terra.

Os testemunhos dos jovens sobreviventes de cancro estão disponíveis na página de Facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (@ligacontracancrocentro) e, também, no canal do YouTube em https://bit.ly/escolheumavidasaudavel.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 16 de Fevereiro 2024

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias