Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro 2022

04 de Fevereiro 2022
Dia Mundial do Cancro 2022
Núcleo Regional do Norte apela à importância da igualdade no acesso aos cuidados de saúde.
No dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte apela à importância da igualdade no acesso aos cuidados de saúde.
"Por cuidados mais justos" é o tema da nova campanha de três anos para o Dia Mundial do Cancro, um dos mais importantes dias de consciencialização da saúde no ano liderado pela União Internacional para o Controle do Cancro (UICC), que tem como foco a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde para todas as populações.
 
A campanha expõe os maiores problemas no acesso igualitário à saúde que se prende muitas vezes com fatores socioeconómicos que impedem muitas pessoas de ter acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados que salvam vidas. Essas barreiras devem-se muitas vezes a contextos culturais, localização geográfica, género, rendimentos económicos, educação, e discriminação ou suposições baseadas na idade, género, orientação sexual, etnia, deficiência e estilo de vida - e levam a grandes discrepâncias nos riscos de desenvolver cancro e as possibilidades de sobrevivência.
 
Metade da população mundial não tem acesso a todo o tipo de serviços essenciais de saúde. A situação só piorou com a pandemia, com mais de meio milhão de pessoas empurradas ou empurradas ainda mais para a pobreza extrema devido aos custos dos cuidados de saúde.
Vivemos uma época de avanços imponentes que viram as taxas de sobrevivência de muitos tipos de cancro dispararem. Na maioria dos países do mundo, porém, muitas pessoas são incapazes de aceder efetivamente os cuidados adequados contra o cancro, mesmo quando a infra-estrutura e o serviço existem.
 
Segundo Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, o panorama da Oncologia em Portugal é dramático, porque, para além das desigualdades existentes, assiste-se a uma contínua falta de consultas de Médico de Família, consequente atraso nos meios de diagnóstico e encaminhamento atempado para os Hospitais que realizam tratamentos oncológicos. Estes Hospitais, por sua vez, têm listas de espera incompatíveis com tratamento adequados e atempados em relação aos Doentes oncológicos. Há um esquecimento total destes Doentes que continuam “encostados” à espera que a pandemia termine.
 
Segundo o médico oncologista, muitas medidas deveriam ter sido tomadas durante estes anos para que estas desigualdades não acontecessem – planos devidamente estruturados nos diversos sectores que salvaguardassem as desigualdades e permitissem que a acessibilidade e a equidade em relação a todos os trâmites da doença oncológica acontecessem.
A incidência de Cancro tem vindo a aumentar e, infelizmente, os Doentes com cancro têm sido sistematicamente esquecidos, facto que vai impedir a cura de inúmeros cancros, uma mortalidade dramática e uma sobrevivência sem qualidade de vida.
O verdadeiro parente pobre do Serviço Nacional de Saúde é, sem dúvida, o Doente Oncológico!
 
Para sensibilizar a população para os serviços de apoio ao doente oncológico e seus familiares e as atividades de prevenção, educação, investigação e formação, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte tem um programa de atividades previsto para o dia 4 de Fevereiro de 2022 no Porto.
 
PROGRAMA ATIVIDADES DIA MUNDIAL DO CANCRO NO NORTE:
9h30 - Inauguração da nova fachada do edifício do NRN - Sede da LPCC-NRN, Areosa (Porto)
10h00 - Entrega de 14 bolsas de investigação a jovens investigadores no valor de 168 mil euros - Auditório da LPCC-NRN, Areosa (Porto)
11h30 - Balão de ar quente como ação de sensibilização – Cordoaria (Porto)
18h00 - Homenagem aos Doentes com Cancro (cerimónia das Luminárias) - Jardim do Voluntariado da LPCC-NRN (IPO-Porto)
 
O voo cativo no Balão de ar quente é gratuito para qualquer pessoa que pretenda participar na experiência.

As Luminárias são uns sacos de papel onde as pessoas poderão escrever as suas mensagens em memória de um familiar/amigo que não resistiu ao cancro ou como forma de apoio a quem está a lutar contra o cancro. Ao escurecer, cada saco irá ser iluminado com um glowstick e faremos uma cerimónia de homenagem a todos os doentes com cancro. As Luminárias representam a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que lutam contra o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
Durante toda a semana o IPO e a Liga vão sensibilizar todos os que por aí passarem a deixar as suas mensagens nas Luminárias
 
Por Núcleo Regional do Norte a 17 de Março 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias