Notícias

Voltar

Encontro de Voluntariado em Oncologia reflete contributos para uma luta mais humanizada contra o cancro

21 de Setembro 2019
Encontro de Voluntariado em Oncologia reflete contributos para uma luta mais humanizada contra o cancro
XI Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia e o 50º Encontro do Voluntariado Comunitário da LPCC realiza-se amanhã, 21 de setembro no Auditório Renato Araújo, da Universidade de Aveiro.
Aveiro acolhe amanhã, 21 de setembro, XI Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia e o 50º Encontro do Voluntariado Comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC).
O Encontro, a decorrer no Auditório Renato Araújo, da Universidade de Aveiro, tem por objetivo refletir e sistematizar as atuais práticas de voluntariado desenvolvidas no contexto da ação dos voluntários da LPCC.NRC. A iniciativa dedicar-se-á também à discussão e reflexão sobre a problemática do cancro hereditário, saúde mental em oncologia e cuidados paliativos, propondo para a discussão temas como o “Voluntariado e cidadania”, proferido por Manuel Maio da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social; o “Cancro hereditário: mitos e realidades”, temática apresentada por Sofia Maia, do Serviço de Genética Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); ou ainda a palestra dedicada ao tema do “Exercício Físico e Equilíbrio Emocional”, proferida por Reis Marques, Médico Psiquiatra.
No período da tarde, e após um momento musical com João Vila, segue-se uma Mesa Redonda dedicada aos “Cuidados Paliativos”, moderada por Beatriz Silva, do Centro Hospitalar Baixo Vouga, que conta com as seguintes intervenções: 1) “O que são os Cuidados Paliativos?”, exposto por Cândida Cancelinha (Hospital Pediátrico do CHUC); 2) “Cuidar dos Cuidadores Informais” (estatuto cuidador informal), apresentado por Carla Barbosa, da Unidade de Apoio Jurídico da LPCC.NRC; e “O papel do voluntariado na humanização”, proferido pela Enfª Sandra Batista, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos; por fim é esperado o testemunho de uma voluntária da LPCC.NRC, a  D. Zurita Melo.
Entre as celebrações, ao longo do dia, de salientar a entrega de insígnias de antiguidade aos voluntários e o momento simbólico de entrega de batas aos voluntários hospitalares e de entreajuda.
O programa do evento termina com a atuação do Coro ao Centro.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 20 de Setembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias