Notícias

Voltar

Grande festa de encerramento de projeto “Um Dia pela Vida”®

15 de Junho 2019
Grande festa de encerramento de projeto “Um Dia pela Vida”®
Aproxima-se do final a iniciativa que durante três meses mobilizou a comunidade de Ansião numa causa comum: 38 equipas constituídas por 557 voluntários realizaram 72 iniciativas, das quais 14 de sensibilização para a prevenção do cancro e de informação sobre os serviços da LPCC.
No próximo dia 15 de junho, sábado, a partir das 09h00, decorre na Mata Municipal de Ansião, a grande festa de encerramento do projeto Um Dia Pela Vida® (UDPV) em Ansião. Com áreas de lazer e alimentação, é proposto à comunidade um dia com acesso livre a atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais com grupos e artistas locais.  A entrada é livre.
Um Dia Pela Vida® é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) a decorrer em Ansião desde 10 de março. Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. 38 equipas foram constituídas por todo o concelho de Ansião, por 557 voluntários (equipas e comissão local), tendo sido realizadas 72 atividades (14 atividades de sensibilização para a prevenção do cancro, 27 atividades de angariação de fundos e 31 atividades mistas). Mais de 27 mil euros foram angariados com o apoio de milhares de Ansianenses. 
O programa do evento começa com a concentração das equipas pelas 8h30, seguindo-se uma arruada, às 9h00, pelas ruas da vila de Ansião. Às 10:30 terá lugar a Sessão de Abertura com a presença de Diana Gonçalves, Coordenadora do projeto da LPCC.NRC; e Emídio Piedade, Lucinda Costa, Rui Oliveira, Responsáveis Locais do UDPV Ansião.
A cerimónia oficial de agradecimentos far-se-á às 21h00 com a presença de Vítor Rodrigues, Presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC e de António José Domingues, da Câmara Municipal de Ansião.
No programa destaque, ainda para dois momentos: a volta dos vencedores (para a qual estão convidados todos os vencedores/sobreviventes de cancro do concelho), que decorrerá pelas 10h45, e às 21h30 a cerimónia das luminárias, estando igualmente previsto o testemunho de vencedores de cancro.
Recorde-se que a Pista da Caminhada, inaugurada por vencedores e à qual se juntarão familiares e amigos, simbolicamente representa a caminhada pela vida que o doente oncológico é desafiado a vivenciar. Já a Cerimónia das Luminárias representa uma luz de esperança nesta caminhada contra o cancro, assim como, a nossa homenagem a todos aqueles que queremos lembrar: “Vencedor não é aquele que vence todas as batalhas, mas antes aquele que nunca deixa de lutar”.
A Cerimónia de Encerramento termina 01h00 com o Hino UDPV.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 11 de Julho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias