Notícias

Voltar

Grande mobilização marca o lançamento do “Dou Mais Tempo à Vida” ® em Oliveira do Bairro

22 de Abril 2018
Grande mobilização marca o lançamento do “Dou Mais Tempo à Vida” ® em Oliveira do Bairro
Cerca de 400 voluntários, organizados em 32 equipas, e mais de meio milhar de participantes, marcam o arranque do projeto de âmbito comunitário. Primeira reunião de líderes tem lugar a 24 de abril para consolidar propostas de iniciativas das equipas.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apresentou publicamente o projeto "Dou Mais Tempo À Vida"® (DMTV): no decorrer dos próximos três meses, centenas de voluntários organizam-se em equipas para dinamizar iniciativas, nomeadamente de sensibilização / educação para a saúde. Destaque, no arranque do DMTV, para as 32 equipas já fornalizadas, com a preocupação de chegarem com a mensagem da promoção da educação para a saúde e prevenção do cancro, a toda a comunidade.  
O lançamento do DMTV traduziu-se num envolvimento entusiástico da população de Oliveira do Bairro.  A cerimónia decorreu no passado sábado, 22 de abril,  com a presença do Presidente da Câmara Municipal Oliveira do Bairro, Duarte Novo, e da Secretária Geral de Direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Natália Amaral. Seguiu-se uma iniciativa de Educação para a Saúde com uma exposição sobre Prevenção de Cancro, pelo médico José Carlos Marinho, coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santa Joana. A apresentação de "Dou Mais Tempo À Vida"®, por Vera Durão (coordenadora do projeto), foi um dos momentos altos com a apresentação oficial da Comissão Organizadora e as primeiras equipas já constituídas. A cerimónia de lançamento contou, ainda, com a atuação do Conservatório de Música da Bairrada (Escola de Artes da Bairrada) e do Conservatório Artes e Comunicação da Filarmónica União de Oliveira do Bairro. 
 O projeto concretiza-se através do desenvolvimento de diversas atividades onde é promovida a mobilização do indivíduo e da comunidade para a luta contra o cancro, nas suas várias dimensões. Para a apresentação de propostas de ação das 32 equipas inscritas até ao momento, realiza-se hoje, 24 de abril, pelas 20h30, a primeira Reunião de Líderes, a ter lugar na sede do projeto, sita na Rua dos Colégios nº 7, em Oliveira do bairro.
Recorde-se que a participação neste projeto pode ser feita através da criação de equipas de voluntários que irão desenvolver atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. As equipas devem ter um número mínimo de sete e máximo de 15 elementos e podem ser grupos de amigos ou conhecidos, familiares, colegas de trabalho ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia.  Mais informações através do email dmtv.oliveirabairro@ligacontracancro.pt ou pelo telefone 239 487 490.
O "Dou Mais Tempo à Vida"® conta com o apoio do Município de Oliveira do Bairro e tem a grande festa de encerramento marcada para 14 de julho. A iniciativa visa intervir, nos próximos 3 meses, em três grandes domínios - Saber, Agir e Sorrir-  objetivando a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 30 de Maio 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias