Notícias

Voltar

INFORMAÇÕES GERAIS À POPULAÇÃO E DOENTES ONCOLÓGICOS – PANDEMIA POR CORONAVÍRUS

INFORMAÇÕES GERAIS À POPULAÇÃO E DOENTES ONCOLÓGICOS – PANDEMIA POR CORONAVÍRUS
O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro divulga informação geral à população e aos doentes oncológicos face à doença pelo coronavírus 2019 (ou COVID-19)
A doença pelo coronavírus 2019 (ou COVID-19) é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus, identificado na China em dezembro de 2019.
 
Os coronavírus fazem parte de uma grande família de vírus que, na grande maioria dos casos, causam doenças ligeiras, como as constipações e a gripe comuns. No entanto, embora raramente, podem causar problemas de saúde mais graves como o Síndrome Respiratório Severo Agudo (SARS) e o Síndrome Respiratório do Médico Oriente (MERS).
 
A doença pode transmitir-se através de pequenas gotas expelidas pelo nariz ou pela boca por pessoas contaminadas (quando a pessoa espirra ou tosse) ou quando se toca em superfícies contaminadas, em que essas gotas caíram. A pessoa pode então ser contaminada levar as suas mãos aos seus olhos, boca ou nariz, introduzindo o COVID-19, nas suas vias respiratórias.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, assim, as seguintes medidas de higiene e etiqueta respiratória, para reduzir a probabilidade de exposição e transmissão da doença:

1 - Tapar a boca e o nariz quando se tosse ou espirra, com o antebraço ou com um lenço de papel (deitando-o, de imediato, para o lixo);

2 - Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou solução à base de álcool a 70 %;

3 - Evitar o contacto próximo com pessoa que apresente problemas respiratórios infeciosos e não partilhar objetos e utensílios pessoais;

4 - Evitar tocar com as mãos na cara.Manter-se na sua casa o maior tempo possívelLavar frequentemente as mãosLimitar o contacto próximo com outras pessoas


 
Informações sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus
Conheça aqui as orientações da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) para a população sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus.
 
No sentido de orientar e disseminar informações relevantes, relativas ao surto do novo Coronavírus (COVID-19), representativo de uma forte ameaça para a saúde pública, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), partilha, com a devida autorização, as informações da SPO para a população sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus.
A Direção da LPCC continua a acompanhar a evolução do surto pela Covid-19, referindo que deverá ter em conta em orientações em anexo, bem como as que emanam da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil, da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
 
Mais informações:
Aceda aqui ao documento com as orientações da Sociedade Portuguesa de Oncologia
 
Aceda aqui ao documento com as orientações da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil
 
Mais informações sobre o Coronavírus (Covid-19) consulte o novo site da Direção Geral da Saúde aqui. 
Por Núcleo Regional da Madeira a 23 de Março 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias